Oi Vanderlei, tudo bem?
Eu fiquei de te dar uma resposta e como não tenho muita experiencia em render pedi para o André avaliar vou colar abaixo a resposta dele ok.
-------------------
Oi, tudo bem?
Sobre a sua renderização no Mental Ray, uma coisa importante na configuração dos materiais é habilitar o Ambient Occlusion no menu Special Effects, pois ele cria o sombreado mais refinado no encontro dos objetos.
Mas lembre-se de habilitar também a opção Use Color From Other Materials (Exact AO) dentro do Special Effects para o Ambient Occlusion respeitar a iluminação da cena e os materiais.
Sempre que habilitar o AO tem que habilitar também o Exact AO.
Na verdade o único segredo para obter imagens realistas são os materiais, porque iluminação é praticamente automática com o Mental Ray, então, tem que caprichar nos materiais e essa é a parte mais difícil atualmente, pois depende de conhecer bem as configurações dos materiais e principalmente observar com cuidado como os materiais reais se comportam para poder reproduzir.
Na realidade tudo reflete, mesmo um tecido ou uma pintura super fosca, é na configuração do reflexo e do Glossiness do reflexo que você deixa um material parecido com um ou outro material real.
Ainda tem que tomar bastante cuidado com o controle de exposição, pois se deixar o EV mais baixo do que deveria, tudo ficará estourado na imagem, note na sua imagem externa como a grama ficou muito branca, a parede também, a imagem de fundo ficou desbotada, isso indica que o EV está muito baixo.
Você pode tentar ajustar o Highlight, diminuindo um pouco o valor dele, assim como o Shadows, aumentando um pouco o valor dele, para tentar corrigir sem alterar muito o EV, mas tem que testar para ver qual é a melhor configuração.
Ainda pode tentar modificar um pouco o Midtones, baixando para 0.9 por exemplo, mas não é comum ter que alterar o Midtones.
Lembrando ainda que fotógrafos profissionais raramente tiram a foto com o sol a pino, com o sol por volta do meio dia, sempre vão preferir os horários da manhã ou no final da tarde, quando a luz do sol está mais fraca e permite trabalhar com EV mais baixo.
Interna é mais fácil de ficar realista, externa depende principalmente do detalhamento da modelagem, particularmente da vegetação, além é claro dos materiais, então, quanto mais detalhes colocar nas externas, mais realistas ficarão.
Eu espero conseguir concluir o meu curso de Mental Ray esse ano, nele vou explicar tudo que existe neste renderizador e vou abordar todo tipo de exemplo para deixar a pessoa especialista em Render e conseguir criar imagens realistas em qualquer situação.
Abração e tudo de bom.
André Vieira