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Vale tudo Varanda - iluminação e texturização

Por: Elis  

Em: 23/10/2013 20:36

achei u branco muito estourado e a imagem no geral tá faltando um melhor contraste aí.
valeu new, acho que posso melhorar isso no PS
Vanderlei [email protected] www.kawek.net/Vart3D 11-970215226
acho melhor tu tentar arrumar isso no render mesmo. Não digo muito sobre o contraste, mas sim no estouro. Pois se tentar aumentar o contraste agora já no PS será muito mais dificil controlar o estouro.

o que vc pode fazer aí é diminuir um pouco na luz do sol e também trabalhar no material branco deixando-o mais cinzento. Assim o estouro irá diminuir.

aí depois tu aumenta só o contraste pelo PS.
Oi Vanderlei, tudo bem?

Eu fiquei de te dar uma resposta e como não tenho muita experiencia em render pedi para o André avaliar vou colar abaixo a resposta dele ok.
-------------------

Oi, tudo bem?

Sobre a sua renderização no Mental Ray, uma coisa importante na configuração dos materiais é habilitar o Ambient Occlusion no menu Special Effects, pois ele cria o sombreado mais refinado no encontro dos objetos.
Mas lembre-se de habilitar também a opção Use Color From Other Materials (Exact AO) dentro do Special Effects para o Ambient Occlusion respeitar a iluminação da cena e os materiais.
Sempre que habilitar o AO tem que habilitar também o Exact AO.

Na verdade o único segredo para obter imagens realistas são os materiais, porque iluminação é praticamente automática com o Mental Ray, então, tem que caprichar nos materiais e essa é a parte mais difícil atualmente, pois depende de conhecer bem as configurações dos materiais e principalmente observar com cuidado como os materiais reais se comportam para poder reproduzir.

Na realidade tudo reflete, mesmo um tecido ou uma pintura super fosca, é na configuração do reflexo e do Glossiness do reflexo que você deixa um material parecido com um ou outro material real.

Ainda tem que tomar bastante cuidado com o controle de exposição, pois se deixar o EV mais baixo do que deveria, tudo ficará estourado na imagem, note na sua imagem externa como a grama ficou muito branca, a parede também, a imagem de fundo ficou desbotada, isso indica que o EV está muito baixo.
Você pode tentar ajustar o Highlight, diminuindo um pouco o valor dele, assim como o Shadows, aumentando um pouco o valor dele, para tentar corrigir sem alterar muito o EV, mas tem que testar para ver qual é a melhor configuração.
Ainda pode tentar modificar um pouco o Midtones, baixando para 0.9 por exemplo, mas não é comum ter que alterar o Midtones.

Lembrando ainda que fotógrafos profissionais raramente tiram a foto com o sol a pino, com o sol por volta do meio dia, sempre vão preferir os horários da manhã ou no final da tarde, quando a luz do sol está mais fraca e permite trabalhar com EV mais baixo.

Interna é mais fácil de ficar realista, externa depende principalmente do detalhamento da modelagem, particularmente da vegetação, além é claro dos materiais, então, quanto mais detalhes colocar nas externas, mais realistas ficarão.

Eu espero conseguir concluir o meu curso de Mental Ray esse ano, nele vou explicar tudo que existe neste renderizador e vou abordar todo tipo de exemplo para deixar a pessoa especialista em Render e conseguir criar imagens realistas em qualquer situação.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Olá André, com o novo Mental Ray você me obriga a voltar estudar 3d.
Volta sim Osires André vai ficar feliz.

Abraço pra vc e família.

Att, Elis
Olá amigos.

Eu estava lendo o post da Elis com a dicas do André Vieira.
Fiquei curioso em usar o Mental Ray, faz muitos anos que usei e nunca tive muitas habilidades.
Resolvi fazer um teste de render.
falta só um pouco de brilho nessa madeira aí.
exemplo:
http://3.bp.blogspot.com/-0qaVCfVkfUI/TmExCzB8wYI/AAAAAAAAALM/PDrazNtmPzk/s1600/ARMARIO+1+PORT.+2+GAVETAS+259.jpg

observe que é de leve, mas tem.


na folha falta uma translucencia e também um pouco de brilho
exemplo:
http://4.bp.blogspot.com/-xU9JkGdKemM/TrAYFbTRICI/AAAAAAAAx9Q/aOKMU2FT5PQ/s1600/folhas+de+uva+2.jpg
http://seresteros.com/viagensdemero/wp-content/uploads/2006/12/folhas.jpg



o piso, talvez por causa do angulo, ficou um pouco estranho.
Que bom Gilson que continua participando, na minha opinião a madeira está boa porque ela está na área externa, mas concordo com o que o New disse em relação as folhas.

Att, Elis
Achei ótimo seu render Gilson, a imagem está ótima alem do que foi citado sobre as folhas poderia tambem tentar uma descascada na parede, já está ótimo assim mas só pra ver como fica masi envelhecida.
Aqui no site tem um material bom pra isso pega aqui nesse link.
http://www.tresd1.com.br/recursos/busca/descascada

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