Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!
Sandro Lopes: oi Sandro!! tudo bem?? Infelizmente esta situação que você citou aqui neste tópico da sessão \"Buteco\" da 3d1, é uma triste realidade que sempre existe no Brasil. =/
Nem se preocupe e nem esquente a cabeça com isso, \"Sandro\", pois lhe digo com toda segurança, que propostas \"ridículas\" como a desta pessoa ai que você mencionou, sempre fica aparecendo pros profissionais de Computação Gráfica quase que diariamente.
Posso te dar uma dica, Sandro?? Se ele dissesse que queria te pagar só R$ 450,00 por várias e várias imagens desse centro esportivo, ai você dizia pra esse cliente ai ( ganancioso ) que o preço de R$ 450,00 era o preço que você cobraria pra ele, só pra renderizar uma única imagem.
Se ele quisesse 10 imagens de um centro esportivo, ai você dizia que cobraria no mínimo R$ 500,00 por cada imagem, o que daria algo em torno ( fazendo as 10 imagens ) de R$ 5.000,00 ( cinco mil reais. )
======================================================================================
Mas \"Sandro\" não desista nunca do 3d, pois propostas ridículas e tristes como essa, infelizmente nunca vão parar de chegar até nós, e não podem te \"motivar\" a desistir do 3d nunca, pois se chega propostas como essa até você, é porque vem muitas outras coisas \"boas\" ai pela frente.
Sempre que posso e tenho tempo, acompanho os seus ótimos trabalhos de \"Computação Gráfica\" e sei que você é um ótimo artista gráfico.
Uma dentre muitas coisas erradas pra caramba que ocorrem aqui no Brasil, são as pessoas ( clientes ) que nos contratam pra fazer o serviço, são eles ( contratados ) que querem decidir quanto é que vão nos pagar, e seria o contrário.
A pessoa que te contrata, ela tem que te dizer o que ela quer, como ela quer as imagens, o design, as cores, propostas, tudo, e quem \"dita\" o preço final é você ( Sandro ) e não esse cliente pão duro ai.
Nem esquente com isso, porque se esse cliente não sabe \"valorizar\" os seus trabalhos; tem muitas pessoas que sabem valorizar os seus trabalhos. É só você dizer que não trabalha dessa forma e que acha o preço desse cliente muito baixo, e depois você manda um e-mail com o valor dos seus honorários pra ele.
Se ele ( cliente ) não concordar com o preço que você colocou na sua tabela de preços, você diz que pode dar um desconto pra ele ( se o valor cobrado por você for muito alto ) de no máximo 10%. ^^
Se mesmo assim o seu cliente não concordar com o seu preço atualizado e com desconto, você diz pra ele que por um preço menor que esse, você não faz de jeito nenhum.
Você pode dizer a ele que se ele quiser, sinta-se à vontade pra procurar outro profissional ( anti-ético ) que por ventura faça isso tudo por esse preço bem abaixo do mercado ( preço ridículo ).
Bem, é isso ai, Sandro.
Boa sorte.
Forte abraço e sucesso.