Vamos lá... No material editor, tem aquelas bolas cinzas... escolhe qualquer uma delas! Clique no botãozinho escrito standard, que vai abrir uma janela com diversos tipos de materiais. Escolha raytrace. Você vai notar diferenças entre as opções de configuração do material raytrace para o material standard. No rollout "basic parameters" do material raytrace, você vai alterar o parâmetro transparency. Você vai controlar este parâmetro atavés da cor, usando a escala de cinza. Está vendo um quandradinho preto ao lado de reflect? clique nesse quadradinho, que vai abrir uma paleta de cores. quanto mais branco for a cor escolhida, mais transparente ficará seu material. Coloque quase branco. Só isso já vai ser suficiente para gerar refraçãorealista, já que o índice de refração do material raytrace já vem configurado como sendo de vidro. Este índice é uma constante física que mede o desvio que a luz sofre quando atravessa um corpo transparente, causando as distorções que a gente observa nos vidros em geral. É importante modelar a lente adequadamente (uma lente plana não vai ter refração perceptível. Tem que ser côncava (), ou convexa )( para refratar bem)!
Espero ter ajudado!
Doe medula óssea! Doe vida!