Capoera - Animação

Por: Ricardo  

Em: 11/06/2009 18:45

E ae Ricmage! antes de tudo te parabenizo ai no projeto, pois animar já e dificil e ainda fazer algo com capoeira é mais dificl ainda, devido a complexidade dos movimentos... bom, eu faco capoeira tem uns 7 anos e acho que rola de dar uns toques ai para melhorar seu trabalho... bom, primeiro qto a ginga, como algumas pessoas ja falaram ,a ginga do personagem esta muito em pe, ta sem base e muito vulneravel, ja que o personagem nao se desloca muito lateralmente, o que o torna um alvo facil... bom, da uma olhada nesse video http://www.youtube.com/watch?v=cO8m-ex438A , pois no inicio do video o cara mostra a ginga, repara a diferenca de altura entre qdo ele esta gingando e qdo ele para de gingar.. isso se deve ao fato de que para ter uma boa base na ginga vc tem que colocar a perna bem atras (na segunda base, como a gente fala no nosso grupo), e o seu corpo faz uma linha reta com essa perna que ta posicionada atras, assim evitando problemas futuros na regiao lombar da coluna. Repare que durante toda a ginga, ele praticamente mantem a altura da cabeca, mesmo qdo esta posicionando com os dois paralelos ( o q a gente chama de primeira base no nosso grupo), isso é possivel posicionando os pes bem afastados um do outro. O que da mais amplitude no movimento e da mais volume no jogo do capoeirista. Bom, agora qto a armada (primeiro golpe que o capoeirista esta realizando na animacao). Bom, o que ta dando falta de naturalidade ao movimento é alguns elementos tecnicos do movimento. Bom, primeiro o capoeirista projeta a perna a frente (terceira base), nesse momento o capoeirista ficara um pouco de costas para o adversario, porem estara olhando para ele por cima do ombro. Segundo passo, o capoeirista gira o tronco e a cabeca com os dois pes fixos no chao, isso para visualizar o alvo antes de desferir o golpe, pois isso pode evitar choques caso o adversario esteja desferindo um golpe ao mesmo tempo e tbm para ver se o adversario esta guardando uma banda pra te dar... hehehe... bom, o terceiro passo, ai sim o capoeirista eleva a perna realizando o chute. Bom, na queixada (segundo golpe realizando pelo capoeirista na animacao). Bom, o que mais pesou na falta de naturalidade, foi a falta de utilizacao do quadril durante a elevacao da perna, pois para ajudar nesse movimento vc deve projetar seu quadril para cima, o que possibilita uma melhor elevacao da perna. Bom, espero que tenha ajudado em algo e desculpa ai pelo longo topico... abracos e boa sorte ai.. Rodrigo Cardoso
www.img.tv
nao deve ser muito facil animar um capoeirista em 3d não :) alias eu adorava fazer o mesmo! falta botar um molejo no corpo balançar o tronco lateralmente quando ele se apoia na perna da frente para puxar a outra por causa do equilibrio. na animaçao da dupla nao faças mirror um de outro, poe os caras soltando um movimento de cada vez para nao haver cruzamento de golpe :P e atençao que o gringo aqui tb treina ha mais de 9 anos ;) um abraço a todos vou acompanhar esse projecto :) depois me faz um tutorial para aprender a fazer um boneco a gingar :)
\"uma imagem vale mil palavras...\" uma animação vale 30 mil palavras por segundo
achei muito bom..excelente..pode melhorar os movimentos..claro..mas está legal....
Exelente animaçao hem cara! :D Parabens ai! Massa! Vlw
Portfolio - http://cursidesign.com.br
Ricmage, blz ? Pelo que to vendo voce fez uma rotoscopia do movimento (colocou alguma sequencia em baixo e animou por cima) certo ? Bom, se acertei, a rotoscopia funciona bem mas, continua tendo que ter os principios de animação. Como voce tem uma base em sequencia (o que os animadores fariam em thumbnails) eh marcar os quadros chaves. Ente eles colocariam os breakdowns, ou pose de passagem e dai fariam os entremeios, que em 3d eh o ajuste de curva. A mudança de massa, o ponto de gravidade do personagem eh importantissimo para dar realismo, uma coisa legal de estudar e animar o personagem sem pensar nas pernas, quando vc achar o movimento voce colocar as pernas pro personagem nao cair. Outra coisa, os braços são as partes que se movimentam mais rapido, tipo: o braço pode sair depois do incio do movimento de girar o tronco mais ele chega antes de todo o resto. Uma coisa que voce fez que eh dificil pacas eh animar pra qualquer posição de camera, 99% das animações sao pra camera, animacao pra todas as posicçoes de cameras possiveis , sao soh pra game. Continua que tah indo no caminho certo. vlw !
henrique.siqueira, godon2004, 3Designer , galvs , Bodoidom , rcardoso , paiakan , wagnertico , Cursi Design , thunndro, guivesgo , merkel , Bruno .. Gente, Valeu pelas dicas e observações, é pra criticar mesmo q a gente vai atras e acaba melhorando, acho q escolhi um tema meio ruim pra começar com animação de personagem, mas como vcs disseram é +- isso mesmo. não usei rotoscopia, to fazendo baseado no q me lembro das aulas de capoera, e nos video s reais q vejo no youtube Tanto tempo sem colocar nada novo, foi mal galera, mas é que entra, os trabalho , viagem, confusão em casa aí fica osso de concluir esse tipo de peça 3d q realmente quero fazer. Tava cheio de coisa pra fazer e jaja acho q vo ficar denovo, mas termino os capoera e depois coloco aqui finalizado pra vcs verem. Botar abaixo a ultima atualização dos movimentos. Não mexi quase nada na cabeça e expressoes facias, vo fazer só depois dos movimentos acabados. Tentei suavisar até onde estava depois das sugestões de vcs, e ja acrescentei algums movimentos novos. penso em animar apenas mais uns 5 ou 6 segundos e acabar com o jogo, finalizar o cenário, preparar as cameras, render e editar. Animação de personagem, ainda mais pra "humano", da muito trabalho e qualquer coisinha fica estranho. mas espero q gostem..: .. continuem com as sugestões. Bração! Ricmage
Ricmage mais uma vez meus parabens, esta ficando maravilhoso isto ai, gostei bastante do jogo dos dois ai. Meu quando vc terminar isto ai vai ficar do KCT!!! trabalho esta ficando muito bom, isto ai brow força e nao desista jamais.
Putz mestre ricardo!! Rapá ta muito bom!! Os novos movimentos ficaram show!!! So no final q o carinha mostrou o rêgo kkkk!! Parabens Ric. To acompanhando! Abracao cara!!
``Leben und Lernen`` Portfolio: http://www.zuinn.com.br/3rund
rapaz, tah melhorando muito. Nao sou animador, mas estudei bastante no inicio. Pra mim, (joguei capoeira quando muleque tambem), o que mais me incomoda são os principios básicos da animação. Nao sei se chegou a estudar isso, mas de qualquer maneira, aqui vai para o pessoal que nunca viu. 1- Timing Esse é talvez o princípio mais importante de todos. Você deve estar apto a obesrvar o movimento real e aplicá-lo em sua animação. - no seu caso está indo bem 2- Slow In e Slow out Também chamados de Easy in/ out. Basicamente, esse princípio ilustra que no mundo praticamente nada pára abruptamente. - sinto muita falta disso. 3- Arcos Os movimentos naturais tendem a formar arcos. Raramente na natureza um movimento funciona de maneira retilínea com precisão. Muitos dos melhores animadores do mundo consideram estes 3 princípios iniciais o ponto de partida, os mais importantes para o iniciante. Os 5 Demais também são importantíssimos, mas sem os 3 primeiros quase tudo vira um lixo. - Cara, presta atenção nos seus arcos, principalmente dos braços. Estao quebrando muito. 4- Follow Trough e Overlapping È um princípio que diz basicamente que: nada pára de uma só vez. - A corda, os braços, o tronco, tudo isso sente... 5 – Ação secundária Basicamente a ação secundária, como o nome diz é um movimento de segundo plano gerado pelo movimento principal. Quando você tiver que pegar um ônnibus ou entrar num elevador fique atento às pessoas. - está ok, pois os personagens estao se comunicando entre si, sem interferencia de outra coisa. 6- Squash & Strecth Eu acho esse um princípio fundamental. Basicamente, quando pegamos um saco dágua e jogamos no chão, antes dele estourar vemos que o saco se deforma incrívelmente estendendo seu espaço de maneira a conservar o volume.- Mais usado no cartoon, mas o peso das pernas, do corpo e dos braços devem aparecer! 7 – Exagero Exagero é sem dúvida o coração da animação de aparência cartoon. Obviamente você pode já saber disso, mas caso não saiba ou não tenha pensado nisso antes, você deve rever todo o processo da animação em busca de locais para exagerar o movimento. - Ignore este 8 – Straight Ahead e Pose to Pose São duas técnicas diferentes de animação. Originalmente pensadas para animação desenhada 2d, elas também funcionam para processos de trabalho em 3d. - Okay, também não faz diferença, pois estamos analizando o resultado. 9 – Antecipação A Antecipação tem por finalidade aumentar o aspecto didático do seu trabalho. - Cara, isso tah faltando muito, dá uma pensada e estudada nas antecipações, vao acrescentar MUITO na animação. 10 – Staging Staging é a maneira de “se apresentar no palco” ou na cena do seu personagem. Você gosta de mágica? Já viu um bom mágico em ação? Mágicos são mestres do staging. - no seu caso, jogar capoeira. Esta indo bem! 11- Personalidade Um personagem precisa de distinguir de outros. Ninguém é igual a ninguém. - OK! 12- Appeal Pegue dois atores de igual talento e dê a eles a mesma peça para atuar. Um sobressai mais que o outro. Apelo é o que torna algumas pessoas astros e outras não. Como dar apelo ao seu personagem? - Agilidade, malandragem e outas coisas citadas aqui. Bom velho, fico no aguardo e bons estudos! manda bala! abração!
____________ Glauco Longhi www.longhifineart.com Twitter - @glaucolonghi
Massa, cara! Bota o abada da muzenza que vai ficar show!
Quanto mais vc se determina a um objetivo, mais o universo conspira a seu favor.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717350.

Total de membros registrados: 143143

Últimos membros registrados: layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach.

Usuário(s) on-line na última hora: 368

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.