Clã de modelagem

Por: Italo  

Em: 10/12/2010 14:11

com chrome fica horrivel, cara, olha só
porque nao tem nada pra refletir, coloca uma imagem hdr no material chrome
como faço?? sou iniciante aqui tb
Não sou muito bom com edição de materiais do Mental Ray, geralmente texturizo usando o material Standard, não sei se a maneira como vou explicar é a mais correta mas vamos lá. Primeiramente carregue o template Chrome do arch&design. Configure desta meneira: No rollout Special Purpose Maps clique no botão none do canal Environment, carregue o mapa RGB Tint (utilizo o RGB Tint para tirar a saturação das imagens HDR deixando-as em preto e branco para reflexo cromado), coloque todas as três cores em cinza mediano. No canal Map carregue a imagem HDR (utilizei a imagem dock_pan.hdr que baixei aqui mesmo no site). Nas propriedades da imagem abra o rollout Output, marque Enable Color Map e crie uma curva como mostra a imagem para clarear a cor o mateiral. Esse foi o meu resultado: O ajuste de todos estes parâmetros vai depender muito também da iluminação. Imagens HDR tem melhor resultado mas pode-se utilizar qualquer formato de imagem suportado pelo 3D Max, se a imagem já for preto e branco não é necessário usar o RGB Tint.
oi galera, como vai? wesley obrigado pela dica eu fiz o q vc disse, mas texturizaçao naum eh comigo se alguem tiver tempo de me dar um passo a passo... pois naum sei neim pra ond vai
Cristo q morreu por milhões, mas so andou com apenas 12, e um FRAQUEJOU.
E aí Italo, beleza? Fazer um passo a passo aqui não seria muito produtivo, por isso clique Aqui para ser direcionado a uma página do site Escultopintura totalmente dedicada à criação de materiais. Se você não sabe ainda como lidar com o editor de materiais é essencial que você estude o conteúdo desta página, há uma grande variedade de materiais que o autor ensina a criar, tudo em passo a passo minuciosamente explicado.
Oi Wesley FDQ, tira uma duvida pra mim por favor! Como você fez pra modelar o cabo da chave de fenda? Achei bem interessante o resultado da modelgem que você apresentou. Principalmente da malha do que você postou no dia 29 de Dezembro. tem algum tutorial pra passar pra mim e pra toda a galera de como fazer os detalhes do cabo? Desde já agradeço.
E aí Pablo, bom é o seguinte, para fazer detalhes no cabo é mais conveniente trabalhar com as ferramentas de poly, pois a modelagem poligonal nos dá mais controle sobre a malha. Como sou péssimo para explicar somente com palavras vou mostrar algumas imagens para melhor exemplificar. Na imagem abaixo dá pra notar que a estrutura base do cabo foi feita com um cilindro com 6 lados, depois convertido em editable poly para fazer os ajustes dando formato ao cabo. Note que na primeira figura há algumas arestas em vermelho, selecionei estas arestas para aplicar um pequeno chanfro para segurar um pouco os efeitos de suavização do modificador turbosmooth que foi aplicado posteriormente. Veja que o resultado é bem parecido com o que se consegue fazer com a modelagem loft. Para adicionar detalhes em relevo é preciso que se faça cortes na malha de maneira a atingir o formato desejado, fiz alguns cortes simples, depois selecionei os polígonos para aplicar um bevel com valor negativo fazendo um buraco no cabo. apliquei o bevel três vezes com os mesmos valores. Outra forma de se conseguir detalhes rapidamente é utilizar as operações booleanas. Como exemplo criei uma Capsule e posicionei de maneira que tocasse no cabo para subtrair do cabo essa parte que estava fazendo intersecção. Mas só use o boolean quando não for mais fazer alterações na malha ao nível de poly já que temos um modificador turbosmooth aplicado ao objeto, quando é feita a operação booleana o modificador é assimilado à malha e esta fica com bastante segmentos como você pode ver na imagem acima, e de preferência use o pro boolean que é melhor que o boolean. Aí estão dois cabos conseguidos com Chanfer, Bevel e Boolean. Obs: O bevel a que me refiro não é o modificador bevel e sim a ferramenta bevel do editable poly. Alguns links: Tutorial ensinando conceitos de Boolean: Tutorial em vídeo, Tutorial em texto Não é necessário postar links de tutoriais sobre chanfer e bevel já que os dois são ferramentas do editable poly e são usados frequentemente em qualquer modelagem poligonal.
Wesley FDQ Grato! Era isso mesmo que eu precisava saber!!!! Vou estudar estas dicas que você passou e assim que for possivel postarei umas imagens com o resultado.
e ai pabloguarani, aqui no proprio site tem a cessão de tutoriais sobre texturização vou deixar o link aqui http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=13223
https://www.facebook.com/diego.silvadelogo A cada pergunta uma resposta, a cada resposta uma descoberta.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716859.

Total de membros registrados: 142967

Últimos membros registrados: paulovini0315, RootzCollagen, VultrioxTrimmer4355, CAMILA CHAGAS, JunikoAbreu, Thales_T3, ErexivaKapseln355, ArthryonHeat.

Usuário(s) on-line na última hora: 430

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.