Iluminação externa mental ray

Por: Joao Carlos Souza  

Em: 28/01/2009 09:20

Cara alguns concelhos sobre animação de câmera! A gente não se da conta de algumas coisas, justamente pela liberdade do 3d, mas quando estamos tentando simular ao máximo a realidade, esses detalhes acabam influenciando muito. Evite passar a camera por lugares estranhos, no seu caso por cima dos bancos. Tente imaginar como isso seria feito no mundo real. Vc teria que ter uma corrediça suspença para fazer isso, e sinceramente esse não é o tipo de tomada que se usaria isso, vou te dizer uma coisa... em todos os meus anos em publicidade eu inda não pude ver uma ao vivo, só em filmes. Movimentos suaves de saída de camera, são usados quando temos um ator ou um apresentador como foco da antenção. Essa pessoa encontrasse parade e derrepente começa a se mover, então a camera tem que acompanhar o seu movimento para mantelo em quadro. Fora isso a gente evita movimentos de saída suave. É obvio que não tem como sair com a camera de "seco" no mundo real, mas a gente pode cortar a cena na edição e usar ela após o suavisamento. Particularmente eu acho feio passeios muito grandes sem cortes (famoso plano de sequencia). Isso funciona em filmes de ação. Quando vc quer prender a atenção de quem olha, quanto mais dinâmica vc tiver melhor, e vc consegue isso, fazendo cortes de take para take. Por ex.: Vc quer mostrar o espaço entre os bancos, deixe a camera parada e faz uma quebra de eixo, ou seja gira ela, corta, mostra esse mesmo lugar de outro ângulo com a camera parada, corta, vai o foco pro portico de entrada (aqui fica legal um movimento de travelling em direção ao portico (imagina a camera parada em um carrinho com trilhos, isso é um travelling). Vc tb pode fazer movimentos de grua. Mas sinceramente, movimentos no estilo camera na mão... esquece. Isso são dicas para deixar o material com uma cara mais publicitária. Lembra de uma coisa, maquete eletronica não é um material artistico, é um material publicitário, pq serve apenas para vender um produto. Se vc não souber como chamar e prender a atenção do fregues, vc não vende! Da uma olhada nesse site, www.fazendovideo.com.br , vc vai encontrar mais informações sobre o assunto. Obs.: As dicas que dei são apenas um exemplo, não quer dizer que vc tenha que fazer exatamente como eu descrevi.
OLá pessoal... Ricardo Resende: obrigado pelo comentario, usei unidades em metros. ThiagodMed: agradeço muitos os comentários, realmente esse video cometi vários erros, como este que mencionou em passar por cima dos bancos, recentemente descobri um plugin chamado craft animation que facilita um pouco os comandos de camera, mas ainda estou pesquisando mais sobre ele, vou continuar estudando e procurando melhorar nestes detalhes que mencionou. já que estamos falando em video para publicidade ano passado tbem fiz este outro video de um condominio, gostaria que fizessem algum comentários sobre ele, neste caso o render foi Vray, inseri alguns rpc`s com movimentos. abraço Joao Carlos
Parabens cara ficou super gostei da evolução
Uma gota de sucesso um oceano de rivais
Caramba João, que cena linda!!! Iluminação perfeita mesmo!! Vou testar suas setagens tb, amei o vídeo, show de bola!!!
Mayara Vaz
Interiores e Paisagismo
João, parabéns pela cena! A iluminação está muito boa mesmo! Os materiais estão bem caprichados e o projeto é bem legal! Mas acho que não é necessário usar fótons para cena externa. Até porque muitos fotons só vão refletir uma vez, e se perder no espaço 3d, e outros não vão refletir nenhuma vez! E eu te digo que provavelmente a o uso de fótons não está fazendo muita diferença na cena, pois você está usando apénas 20000 por luz... Você poderá usar apenas como solução de iluminação o Final Gather, ativando os bounces, que também será gerada iluminação indireta... E outra: você pode utilizar 3 ou 500 bounces no Final Gather. Se a GI estiver ativada, o Mental Ray simplesmente "ByPassa" os bouces! Testa só pra ver! você pode colocar valores altíssimos, e mesmo assim nada se alterará, pois o MR ignora os bouces de FG com iluminação global ligada. Espero ter ajudado! um abraço.
Doe medula óssea! Doe vida!
OLá pessoal... Labirinto, Shixa: valeu pelos comentários. Tirmey: agradeço muito as dicas, ja vou testar numa nova cena que estou trabalhando, mas em vários tutoriais externos que vi usando sistema daylight, foram usados photons mesmo com bounces ativados, mas vou testar aqui em outra cena. abraço Joao Carlos
João, agora eu fiquei em dúvida... não sei se isso só vale pro Max 2009. Eu assisti a um workshop do Jeff Patton, e realmente o MR ignora os bounces com o GI ligado. É só habilitar a janela de mensagens do MR que, durante o render, vai aparecer uma mensagem informando que os bounces são ignorados. Mas talvez em versões anteriores possamos usar fótons + FG bounces. Até porque o André fala sobre isso no Curso da 3D1 de MR. Mas fótons pesam no Render, e no caso de externas temos bons resultados apenas com FG. Abraço!
Doe medula óssea! Doe vida!
blz. Tirmey, ontem mesmo atualizei do max 9 pra 2009, vou fazer um teste do jeito que está configurado, e depois só com o FG, da maneira que citou acima, se houver muita diferença posto imagem novamente. abraço Joao Carlos
Gostei muito
João...fiz os testes e ficou muito legal!!..ainda nao terminei a cena, mas o unico probleminha é que todas as minhas texturas estão meio apagadas...mas não sei pq. Muito obrigada e parabéns viu!!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717080.

Total de membros registrados: 143041

Últimos membros registrados: DILSINHO, Luca Coelho, AirZumaCoolCore3455, Coolizi4565, juninnxt, Coolizi567, Epicooler355, [email protected].

Usuário(s) on-line na última hora: 1212

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.