Iluminação externa mental ray

Por: Joao Carlos Souza  

Em: 28/01/2009 09:20

blz. Shixa, experimentar aumentar um pouco o contraste e o brilho no exposure. depois se quizer mesmo criando seu topico, pode postar a img aqui sem problema. abraço Joao Carlos
Tirmey e João, eu fiz os testes aqui com photons e fg em externa com o difuse bounces e realmente aparece a mensagem de erro. Pelo que eu aprendi também não faz sentido deixar ligado o difuse bounces junto com o GI. Acho que o certo é usar apenas um ou outro. Se for usar o GI, deixa em 0 no difuse bounces. Mas acho que pra externa apenas o FG resolve o problema. Vai do gosto de cada um. :)
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
Olá pessoal... Serial: ontem atualização 3dsmax para 2009 e nos primeiros testes que fiz na mesma cena sem mexer em nenhuma configuração notei que a luz ficou diferente, mas vou fazer um render com GI desligado e logo posto aqui. abraço Joao Carlos
Sim João Carlos, de outras versões para o 2009 está realmente diferente. Eu imagino que sejam as novas características de programação dele e algumas tentativas de melhoria em alguns sistemas, principalmente os de iluminação. Segundo uma breve comentário que eu li não me lembro em qual fórum internacional, o Borislav (Bobo) comentou que há grande diferença entre as versões 2008 e 2009 em relação às anteriores, mas não cheguei a ler tudo pra saber o que seria. Na prática eu achei pior, tem que mudar muito a forma de trabalhar em relação à outras versões. Tá certo que há muitas partes que ficaram mais fáceis, como o skyportal e os shaders por exemplo... posso estar enganado, mas eu prefiro o max 9 por enquanto... Um abraço e sucesso aí.
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
OLá Pessoal.... Serial: fiz uns testes com mesma configuração da versão 9, agora no max 2009 e realmente existe alguma coisa que muda a luz, nestas duas imagens abaixo uma desativei o GI; ficando azulada e estranha, a outra com FG e GI clareou algumas areas que no max 9, tinham ficado certo, vou tentar ajustar no exposure, o estranho que parece que na 2009 inverteu as condições de luz, nessa imagem que a area da cobertura ficou escura, está só com FG ativado, e na img que ficou excessivamente clara o GI tbem está ativado, o negocio é fazer mais testes e ver se consigo renderizar uma imagem como as que foram feitas na versão 9. abraço Joao Carlos
Ae, João! Pelo visto você está com o mesmo problema que eu estava com relação a iluminação do 2009. Como uma menina disse em um tópico de uns dois meses atrás, no 2009, usando MrSky as imagens ficam parecendo do desenho Smurf (todas ficam azuladas). Pra piorar um pouco, não vi jeito de mudar a cor da reflexão do MrSky, pois o máximo que se consegue é alterar o haze, a saturação e o nível RGB (o que, cá entre nós, é um exercício de paciência digno de monges orientais). A única solução que encontrei foi, por enquanto, abolir o MrSky, mantendo o MrSun, e usar o Skylight normal (nesse pelo menos dá para mexer diretamente na cor de reflexão do céu). Abraço, Celso PS... Pra você ver a diferença de nível de intensidade do Max 9 para o 2009, usei a sua setagem de luz e exposure na última externa que postei aqui, só que tive que diminuir a intensidade do MrSun e do Skylight (0,8 e 1,0 respectivamente), pois do jeito que estava na sua (setada para o Max 9) a imagem iluminação ficava totalmente estourada.
Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender e nem tão ignorante que não tenha nada a ensinar. Portfolio: http://atelliedigital.blogspot.com
Cara muito bom o projetos mesmo. AS cenas muito realista. Parabens Abraço
Ai Gaona, realmente este lance do ton azulado me incomoda muito também. Segui sua dica e dasabilitei a Mr Sky, só que meus vidros perderam muito a qualidade desse modo e as sombras muito escuras. Assim, estou usando os dois Skylight e o Mr Sky com uma setagem bem mais baixa, tipo 0,75. Ai bica blz no que diz respeito ao azulado. Em compensação as sombras... tem alguma dica?
Ae, Ricardo! Pega a mesma setagem do exposure que o João colocou aqui e diminui a intensidade do Sky e Sun (pra mim deu certo com 1,0 e 0,8 respectivamente, porém, para você pode ser que outros valores fiquem melhor), e roda pra ver. No meu caso a distribuição de luz e sombra até melhorou, assim como os reflexos em vidros. Dá uma tentada e depois me diz como ficou. Abraço!
Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender e nem tão ignorante que não tenha nada a ensinar. Portfolio: http://atelliedigital.blogspot.com
Olá pessoal... Grasiano: muito obrigado pelos comentarios. Gaona e Ricardo: ontem quebrei a cabeça, mas acho que consegui resolver o problema do azulado no render, continuei com o Mry sky, e mexi nas configurações da daylight e do exposure e funcionou só com o FG Ativado, deixei tudo configurado pra fazer o render hoje, mais tarde posto o resultado e as novas prints. abraço Joao Carlos

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717080.

Total de membros registrados: 143041

Últimos membros registrados: DILSINHO, Luca Coelho, AirZumaCoolCore3455, Coolizi4565, juninnxt, Coolizi567, Epicooler355, [email protected].

Usuário(s) on-line na última hora: 761

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.