O que vejo hoje no mercado de 3d (desenvolvimento) é que as ferramentas estão convergindo pro mesmo "modelo" de plataforma, todas estão parecidas. Só que sempre, mas sempre mesmo, o 3dsmax está a um passo atras, nunca ela lança uma ferramenta ou recurso que já não existia em outra plataforma. A brincadeira é assim: fulano de tal lança algo interessante e a autodesk coloca o mesmo recurso no 3dsmax , só que todo "capenga", incompleto e bugado.
Sobre o mental ray ter sofrido updates acho otimo, mas duvido que seja por causa da autodesk, bem provavel que seja porque o mental ray stanalone sofreu updates também.
Quer outra coisa muito louca ? O Syflex (sistema mais completo e respeitado de simulação de pano) lidera o mercado, sendo que a Avid/Softimage incorporou no XSI, nota 10 pra eles. Dai a alias/autodesk desenvolveu a tecnologia NUCLEO de dinamica e fizeram o N-Cloth que já está na versao do maya 8.5. O N-cloth é muito bom, um grande concorrende do Syflex, por outro lado o Syflex tem como plugins pra todas as plataformas, e qual foi a uiltima que teve versão do plugin ??? 3dsmax. Agora : Por que diabos a autodesk não colocou essa ferramenta no max ? Por que o skin do max é mais burocratico de todos ( o do maya é otimo) ? Por que o spring do max (controlador) é uma carroça e as das outras plataformas são extremamente leves ? Quem aqui que mexe no max, com muita frequencia, que o max fechou na cara pelo menos umas 3 veses por dia ? Eu to mexendo no XSI tem uns meses, e posso te falar : não trava ! Só fechou 1 vez porque eu queria saber se uma função que é especifica de nurbs funcionava em poligonos dai fechou, mas descobri que existe a mesma ferramenta pra poligonos.
Update no viewport é muito bem vindo, mas a quantos anos o 3dsmax tem a pior viewport de todas as plataformas highend ? Sera que agora eles vão dar um passo a frente da concorrencia?
o 3dsmax 9 agora que tá legal de usar, como já disse em outros topicos, to usando dele desde que saiu, tava bugadão mas melhou muito com os service packs lançados e tá descente.
Na verdade tudo se resume a dinheiro, simples assim.
Se a autodesk acha que quem sair do max vai pro maya tá muiiittto enganada, veja a Blur Studio : É um grande estudio de animação (foi a unica que empresa na historia da animação que animou o mickey da disney , fora da disney), ela era uma grande parceira da autodesk, muitas das ferramentas que temos hoje no max foram desenvolvidas pela blur, e adivinha eles estão migrando para.....Softimage. Existem outras grandes que estão migrando também mas nem vou me aprofundar mais nisso.
Pra mim a autodesk, mesmo abarrotada de dinheiro, está descendo ladeira a baixo.
vlw !!!!