Bug do shader beam no max 2009 com luzes photometrics

Por: ordjonikidze  

Em: 04/05/2008 10:08

Me arruma essa IES pra eu testar aqui, por favor. Abraço,
Olá Leando, a ies está aqui no fórum da 3d1, o link é: http://www.tresd1.com.br/diversos.php?t=15304 é a primeira ies, n.o 1589835 Até mais,
É, realmente essa IES não funcionou. De qualquer forma, o Beam funciona no Max2009. Pode ser alguma coisa nesse arquivo IES, não sei... Abraço,
Esse aí um arquivo de luz fotométrica pontual e não circular como diz no arquivo; que não respondeu ao beam, nesse caso,deve ser algum tipo de luz que não aceita ou não reaje à luz desta forma, por isso não faz o efeito. e mesmo tentando mudar o shape dela pra circular não adianta, pq ela não aparece no render nem sem beam, então é algum tipo de luz spot embutida na luminaria de alguma forma que sua luz não seja exposta.
www.maquetes3d.weebly.com
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! :) macfabiano: ai cara!! tudo bem?? não li o tópico todo até o final, mas pelo pouco que li, gostaria de saber, se vc está trabalhando em escala correta?? A sua cena deve ser criada no sistema padrão de unidades do 3ds max, já que nunca deve se mudar isso, mas no Display do Customize>Units Setup troque para centímetros, assim, os valores são convertidos de polegadas para centímetros e ficam mais adequados para quem usa a escala métrica. Este detalhe é muito importante, devido ao uso de luzes Photometrics na cena, pois se estiver em escala "errada" as luzes ficarão fortes demais ou fracas demais, principalmente se aplicar arquivos IES para simular luzes reais. Você deve escolher o arquivo com a luz adequada para essa situação, que pede a sua luz em específico, ok?? Não coloque a luz em contato direto com a luminária, sem espaço algum, pois vai penetrar na sua geometria e criar problemas na emissão, a luz deve ficar um pouco abaixo do filamento sem que sua área encoste em qualquer geometria. Ligue o recurso de Attenuation, para não deixar a luz iluminar indefinidamente. Para o shader Beam poder funcionar é necessário aplicar o Shader no Slot Volume do grupo Camera Shaders, na ficha Renderer da janela Render Scene, vc tem certeza que fez isso??? ;) Um grande abraço e me desculpe, se não pude o ajudar muito, ok?? boa sorte e até a próxima...vlws!! __________________________ [i:4f1724452a]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"... [/i:4f1724452a]
Olá! Ricardo: então quer dizer que o beam dessa ies não não funciona no max 2009... Danilo: tudo bem, e vc? Quanto às unidades, fiz exatamente como vc citou. O curioso é que o beam dessa ies funciona no max 9 e o mesmo arquivo não funciona no 2009. Obrigado a todos, abraços.
Então, o beam é uma shader pra facilitar, pra ficar mais simples pra criar estes efeitos, mas não é tão bom como o parti volume. Com o parti volume vc faz o que o beam faz com mais realismo interagindo com GI e com sombras, o beam não identifica sombras. Olha na imagem como o volume respeita os círculos da IES. Quando dá pra usar o beam é legal, é mais fácil e fica mais leve no render, mas quando não dá vc faz com o parti volume que fica melhor ainda. Olha o meu teste com essa luz IES no max 2009 usando o parti volume, o render tmb foi rápido. Tai a imagem e o arquivo pra download: http://www.megaupload.com/?d=FNAHNGHL
UERJ
Olá Robson! Humm, q bom q o parti volume funciona com essa ies (a 1589835). Até mais, obrigado.
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! :) Robson Mello Gomes: ai cara!! tudo bem?? Parabéns por este seu exemplo, ficou super interessante cara, de verdade. Realmente o shader do Parti Volume, respeitou o formato (círculo) das photometrics. Ficou um efeito muito lindo mesmo Robson, Parabéns cara. O Mental Ray do Max 2009 está super rápido, pude comprovar isso em várias imagens de teste que eu já fiz, testando tudo o que eu pude imaginar. Um grande abraço a todos e Parabéns Robson pelo efeito, ficou bem bonito...vlws!! __________________________ [i:9fd7bce485]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:9fd7bce485]
Vlw Robson, o seu arquivo funcionou com todas as ies que eu testei. Vou estudar mais o parti volume. :)
São Paulo Futebol Clube

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 856

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.