Bom, sou usuário de MR, mas, ainda não estou no nível que eu quero, confesso que sou fã dos trabalhos do Ramon F. Zancanaro, Hawf, Tirmey, Nhuks, PKopp, Sandro Medeiros, Zulmar Jr., Tiagodmed, Caio Lamas, Marcelo Guerrata, Silvarudo, Murcegão, entre muitos outros (ficaria uma lista vasta... hehehe).
Todas as cenas deles sempre atingem um realismo impressionante (e todos são usuários da 3D1), mas, tudo varia do foco final da imagem também, todos são excelentes artistas e garanto que com toda certeza conseguem fazer imagens iguais a uma foto, porém cada um tem um foco principal, imagens comerciais são normalmente feitas como se tudo fosse perfeito, pintura, texturas, iluminação de estúdio, materiais novos... pois é comercial, e o cliente quando vai comprar, sempre quer algo novo.
Quando se é focado coisas fora do comercial, mais como arte, dai pode ser usado coisas do genero, texturas desgastadas, arranhadas, pinturas foscas, materiais com aspecto de poeira, etc... o que da realismo fotográfico para cena, porém é feita artisticamente e não comercialmente (ainda mais se for para arquitetura).
Se bem que o pessoal já deixou bem explicado isso, tem casos cara, que vejo coisas que fazem com o VR que acho mais prático do que no MR (e isso pq eu sou usuário de MR), tem outros que acho coisas mais práticas no MR, não tenho muita discriminação não cara, tem coisas que até o scanline rola... Como disseram e torno a afirmar... quam faz ão é o software, e sim o usuário que o utiliza!
Abraço!!!
Site sendo reformulado!!!