opa danilo,
mas veja bem oque eu escrevi...não disse que o 2009 não esta isento de bugs...disse que mesmo com os bugs é possivel trabalhar nele.
ja a parte de animação, não consigo compreender tanta indignação com a separação dos max...rs...o que não da p/ animar no design 2009?
eu mesmo uso o max6, uso meia duzia de recursos e modestia parte consigo produzir belas imagens...o max tem trocentos mil funções e no dia-a-dia, eu devo utilizar 1% da capacidade dele, logo digo por experiencia, propria...tanto o max quanto o design p/ quem faz maquetes, nem vai notar diferença...e poderá ficar tranquilo que o arquivo é aberto em qualquer um dos dois...não tenho certeza desta informação...mas tanto o max 2009 quanto o design 2009 custam o mesmo preço, na duvida, quando a pessoa for comprar, basta comprar o max :P
ja os problemas relatados do mental ray, não posso opinar porque nunca usei o mental (desde quando comecei a trabalhar com max)...sendo assim, acho que p/ quem não renderiza no mental não terá tantos problemas como vocês comentaram.
eu mesmo tive problema com as luzes photometricas do 2009 e consegui concluir o trabalho sem maiores problemas.
pode até parecer que estou puxando a sardinha p/ lado da autodesk, saiba que não estou...na verdade, ja tentei utilizar a versão 7, 8, 9 e 2008 do max...e a unica que senti firmeza em migrar (sem ter muitos problemas) foi a 2009.