Matte/Shadow/Reflection em ambiente HDR?

Por: Marilene  

Em: 21/11/2009 00:07

Tem esse programa aqui pra deixar as imagens panorâmicas como plate: http://www.all-in-one.ee/~dersch/panorectilinear/panorectilinear.html e tem o flexify da Flaming Pear. Ambos tem plugin para o photoshop e com eles é possível até fazer o chrome ball de uma imagem panorâmica.
Interessante esse link, não testei mas pode ser interessante pra gerar o plate. Marilene, peguei o teu arquivo e ainda tava com o chrome ball. Inclusive nesse caso vc não precisa do environment switcher, vc esta com a mesma imagem nos dois slots. E aqui o bg do max atualiza com o fundo, desde que seja só uma imagem sem o switcher. Faz assim: aplica do background do max a imagem Road_to_MonumentValley_Ref.hdr lembrando de traze-la como instancia pro editor de materiais e escolher a projeção spherical environment. Depois vai no background da viewport (atalho alt + b) e liga a opção "use environment" e "show background", assim vai aparecer na viewport, em geral só demora um pouco pra atualizar a cada mudança de angulo da camera. Aí vc vai ver que se vc usar lente mais aberta, tipo 20mm, vai mostrar mais do background e vai ter mais pixels pra aparecer, vc pode até gerar o plate assim, fazendo um render do fundo e depois compondo. O problema do serrilhado é a filtragem que o max faz, coloca o blur em 0 (vai ficar em 0,01 que é o minimo) e vc vai ver que o serrilhado vai praticamente sumir. Olha o resultado: Segue o arquivo no max 2010: http://rapidshare.com/files/311088984/teste.max.html
stenionet, muito maneiro esse programa! Vlw!! Fla3DMadness, muito maneira essa dica da câmera. Se por o matte/shadow/reflection no chão e a imagem do bg no matte, sai com mais resolução onde está o matte.
Muito massa esse tópico! Vlw stenionet e Fla3DMadness
mauriciocpd e Gera_Design Estou aqui pra ajudar. :) Fla3DMadness Gostei da dica de como gerar o plate. Parece que no teu exemplo o piso não está sendo refletindo corretamente nos objetos. HDRI Softwares:http://www.hdrlabs.com/tools/links.html This page is a directory to all kinds of software with HDR capabilities. They are grouped by common tasks, and sorted in alphabetical order. Most of them have a more elaborate introduction in the HDRI Handbook, and the most interesting ones are featured in tutorials. The rating on this page, however, is not just mine. It's based on popularity, and according to the community approach you're invited to put in your vote! Smart IBL - Clean renders, fast and easy. Smart IBL puts optimized IBL setups on a single button again. On top of that, it represents a unified way of organizing your HDR collection into ready-made lighting solutions.Lighting a 3d scene with panoramic HDR imagery has revolutionized computer graphics.: http://www.hdrlabs.com/sibl/index.html Mais uma página com hdri grátis pra download e já vem com o plate: http://www.crazy8studio.com/hdr.php Tem muita coisa sobre HDRI. Vou ver se arrumo tempo pra estudar mais e fazer um tutorial.
Bem interessante mesmo esse tópico... eu faço assim, coloco o shader environment/background Switcher(mi) no environment do max dae arrasto uma instância pro material editor e nos dois paramentros(background e environment/reflection) eu coloco a HDRI como environment>spherical environment, crio uma skylight e arrasto uma instancia da HDRI do maetrial editor p ela, já no piso eu aplico o Matte/shadow/refrection(mi) e no campo camera mapped background eu copio novamente a HDRI p ele. Bem desse jeito eu acho q dar certo, só tem uma coisinha chata q é acertar a posição da camera pq vc n tem o preview no background das vistas como disse o Fla3DMadness ele só da preview atualizando o fundo só quando é uma imagem. Por isso eu nem coloco imagem nenhuma no background das vista pq n vai servir p nada num caso como esse :P PS: usando plate eu ainda n acertei rsrs... pq p mim quando tem plate coloca-se no shader Switcher dentro do background o plate e no environment a imagem panoramica, só q eu nunca acertei :oops:
3dzinho Achei interessante a forma como vc faz, mas não consigo fazer igual. Vc pode disponibilizar o arquivo max com o hdri? ou apenas o arquivo max e o site onde tem o hdri que vc usou?
Uma outra opção que eu estava pensando é usar o switcher e na imagem que vai no background acertar o tile dela pra tentar fechar um pedaço que quiser visualizar, assim não precisa colocar uma lente muito aberta.
Nossa obrigada mesmo gente :* Estou conseguindo fazer aqui, e o melhor é q eu entendi outras formas de fazer e q fica bom. Robson Mello Gomes Eu pensando aqui q 8000X4000 tive-se em um tamanho ótimo, pelo visto me enganei rs stenionet É esse Panorama Tools?... é necessário chrome ball? em quais situações devo usar? Fla3DMadness Adorei, agoar to entendo perfeitamente x), melhor q foi bem + simples do jeito q vc fez e ficou bom pq consigo ver as atualizações na vista, isso é ótimo p posicionar, a dica de camera bem aberta é legal também, agora quanto ao serrilhado fiz um teste aqui com o blur em 0,01 + n vi mudança significativa + tudo bem oq eu queria já conseguir rs PS: ah e obrigada por testar a minha cena e vê as coisas q eu tinha feito de errado x) Só me diz uma coisa, quanto ao chrome ball? é necessáriol? em quais situações devo usar? pq o pessoal aqui acho q n ta fazendo uso dele. mauriciocpd Ainda n testei como vc ta falando + nesse caso então vai dar uma diferença de qualidade isso? n é melhor compor no photoshop ou gimp depois então? como vc faz geralmente? 3dzinho Entendi muito bem como vc faz :) muito obrigada, vou testar dessa forma aqui.
O crhome ball... bem... vc usa quando a imagem for de uma esfera cromada. :D Mas esses são os piores pra usar de plate pq a maior parte da informação mostra o que esta atras e ao lado da camera. Como por exemplo esses da aversis: http://www.aversis.be/hdri/hdri-free.htm É estranho o fato de tirar o blur não ter melhorado, vc viu o arquivo que eu salvei? Não resolve totalmente, mas melhora...

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 406

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.