Não precisava se dar ao trabalho, do max 2009 em diante é só ir no start menu > autodesk > 3dsmax 20xx > help > mr production library.
Mauricio, é complicado dizer que o mental ray é pra cinema e os outros renders são mais simples... tem filme com alguns passes renderizados até no scanline... por exemplo, os efeitos do 2012 teve varias cenas renderizadas com o final render, assim como tem filme com qualquer render, mental ray, vray, renderman, 3delight, mantra...
"Tem gente que acha que é um defeito..." eu acho sim, não concordo com a idéia de "não deixar o cara errar", EU gostaria de ter a opção de filtrar ou não o background. Eu também acho um defeito o matte/shadow não projetar sombra a partir de uma skylight, e isso está documentado no help, então se a cena é iluminada por HDR ele não recebe sombra, só tem a opção de usar o AO. Vc acha isso certo?
A propósito, eu ja tinha lido esse pdf na época do max 2008 baixado do site do master zap, mas reli pra procurar onde fala da filtragem do background, vc poderia especificar a pagina em que fala sobre isso? Se possível também acrescente alguma cena de exemplo do que vc esta falando nos testes que eu fiz não mudou nada colocar outro plano com o matte shadow atras, a filtragem ficou igual.
Milton, é esse recurso sim, só tem que compensar a intensidade da sombra no parametro ambient/shadow intensity quando se usa o daylight e o controle de exposição, o help do max explica sobre isso.
Editei minha mensagem para que possamos dar andamento ao tópico de maneira construtiva.