Matte/Shadow/Reflection em ambiente HDR?

Por: Marilene  

Em: 21/11/2009 00:07

Que barato estes testes. É isso que usa para colocar a maquete 3D na foto do terreno?
É super fácil melhorar a resolução do BG! É só por um plane no fundo com matte/shadow!!! O mental ray filtra objetos 3d pq BG é pra por na composição, o mental é pra cinema, pra vídeo, pra animação e essa parte de BG põe na pós-produção. Ninguém renderiza um efeito 3d para cinema junto com a filmagem no fundo!!! Usa o BG de referência e renderiza sem pra por depois na composição com mais qualidade e correção de cores. Render pra maquete que filtra o BG pra sair tudo junto!! Lê o help dos productions shaders do mental ray que são pra isso!!! Render mais simples não tem estes recursos e faz tudo junto filtrando o BG!! Mas não dá a mesma qualidade de fazer na composição. Se renderizar com BG e filtrar vai dar diferença quando juntar com o resto da filmagem!!!
Upei o help do production shaders no megaupload pra quem quiser aprender, mas tb tem na pasta help de todos os max 2009 e 2010. O pessoal indica links na internet e esquece de estudar o material que vem no max e é excelente. O Mental Ray vem no max e está tudo lá no help. Lá fala o motivo do mental ray não filtrar o BG e tem gente que acha que é um defeito, mas é um recurso pra não deixar o cara errar, pq se filtrasse o BG teria que botar o filme inteiro no BG e renderizar para ficar igual. Link do manual do production shaders: http://www.megaupload.com/?d=ZI6YKXE0
Não precisava se dar ao trabalho, do max 2009 em diante é só ir no start menu > autodesk > 3dsmax 20xx > help > mr production library. Mauricio, é complicado dizer que o mental ray é pra cinema e os outros renders são mais simples... tem filme com alguns passes renderizados até no scanline... por exemplo, os efeitos do 2012 teve varias cenas renderizadas com o final render, assim como tem filme com qualquer render, mental ray, vray, renderman, 3delight, mantra... "Tem gente que acha que é um defeito..." eu acho sim, não concordo com a idéia de "não deixar o cara errar", EU gostaria de ter a opção de filtrar ou não o background. Eu também acho um defeito o matte/shadow não projetar sombra a partir de uma skylight, e isso está documentado no help, então se a cena é iluminada por HDR ele não recebe sombra, só tem a opção de usar o AO. Vc acha isso certo? A propósito, eu ja tinha lido esse pdf na época do max 2008 baixado do site do master zap, mas reli pra procurar onde fala da filtragem do background, vc poderia especificar a pagina em que fala sobre isso? Se possível também acrescente alguma cena de exemplo do que vc esta falando nos testes que eu fiz não mudou nada colocar outro plano com o matte shadow atras, a filtragem ficou igual. Milton, é esse recurso sim, só tem que compensar a intensidade da sombra no parametro ambient/shadow intensity quando se usa o daylight e o controle de exposição, o help do max explica sobre isso. Editei minha mensagem para que possamos dar andamento ao tópico de maneira construtiva.
"O pessoal indica links na internet e esquece de estudar o material que vem no max e é excelente. O Mental Ray vem no max e está tudo lá no help." Eu passo links da internet pq a maioria deles tem explicações mais fáceis de entender. O help do max tem poucas ilustrações e nem todo mundo domina o inglês, sendo assim, com ilustrações e até com vídeo, fica tudo muito mais fácil. Marilene Eu vi o chrome ball ser usado em um tutorial que inseriu perfeitamente (eu acho.:) ) o background. Até já tinha postado o link: http://www.mrbluesummers.com/?p=1425 Talvez o chrome ball deva ser usado em situações que não tenha uma imagem panorâmica. Ainda não sei. Estou como a maioria, buscando informações e teu tópico está sendo muito útil. Sobre o panorama tools, eu retirei isso do readme: This is just a very brief introduction of the various features. You can get more info in the documentation package at my site, which contains a tutorial with example images on how to make panoamic images. There are also a couple of other publications at my site describing other uses of Panorama Tools, like o Using Fisheye lenses for Architecture. Dewarping, Shift and Tilt correction can be performed in one step. o Making micropanoramas with convex mirrors. o Barrel and Pincussion corrections of any lens. o Making spherical and cylindrical panoramas o etc
stenionet, mandei a cena pro seu email nesse momento PS: a hdri eu pegue no mesmo site q vc indicou na pagina anterior ----> http://www.crazy8studio.com/hdr.php T+
Ainda bem q esse tópico esta ajudando outras pessoas :) Esses macetes MR eu ainda n sei rsrsr, isso é p gente + experiente + vou aprendendo aos poucos.... o arch&design é meio q confuso no incio pq ele é bem diferente a setagem e paramentros q estamos acostumados no 3ds Max, por exemplo fui saber outro dia q o canal cutout é o opacity, entre outros vários... esses tipo de coisas abstrusa :P :*
3dzinho Obrigado. Já baixei a cena e agora vou analisar.
Opa stenionet, obrigado pelo link do soft que cria a plate! Muito bacana meu chapa! Marilene, quando tu pegar a manha do arch&design não vai querer outra coisa, é fácil de configurar e de fazer materiais realistas. A chave de tudo está no valor do reflection, do glossiness e do BRDF. Controlando estes 3 valores tu cria as propriedades dos principais materiais. Em alguns casos configura tb o anisotropy pra alongar o brilho. Material transparente é mais chato, mas tb é questão de manha. O que me incomoda é não aparecer o gloss da transparência no material editor, mas acho que fizeram assim pra não pesar.
UERJ
Robson Mello Gomes Vou estudar bastante o arch&design :) Sabe outra dúvida q eu me deparei aqui foi quando vcs falaram p compor depois no photoshop por exemplo, tudo bem, só q como posso fazer isso? pq no alpha da imagem renderizada fica aparecendo o plane nitidamente e na verdade no alpha n deveria ficar apenas a sombra!? :oops: :oops: :oops:

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 407

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.