Oi Abílio, tudo bem?
Concordo plenamente com o Screaming Fox, é muito mais fácil mapear qualquer coisa antes de aplicar deformações, principalmente Noise se for muito intenso.
Porém, você é bastante preocupado com as distorções das coisas e certamente haverá distorções na textura se mapear antes das deformações, pois as deformações vão esticar e comprimir as faces fazendo o mesmo com o mapeamendo de cada uma.
Normalmente isso não é um problema e a gente não se preocupa com estas distorções porque você pode aplicar projeção Triplanar nos programas Substance ou mesmo no 3ds max para não distorcer os detalhes do material.
OBS: Estava para te enviar uma mensagem ou postar de novo no seu tópico sobre texturas para tecidos porque lembrei do acervo de tecidos escaneados do Substance Source, são os melhores tecidos e os mais realistas, pois possuem todos os mapas necessários, além de não apresentarem emendas.
Alguns estão disponíveis de graça, outros precisa pagar a mensalidade do Substance Source, além de tecidos têm muitos outros materiais.
O Substance Source fica neste link:
https://source.allegorithmic.com/#/substances/homeA parte de tecidos fica neste link:
https://source.allegorithmic.com/#/substances/category/FabricE nesta página tem mais informações sobre o Substance Source:
https://www.allegorithmic.com/products/substance-sourceAbração e tudo de bom.
André Vieira