Oi Abílio, tudo bem?
O Normal Map é uma ilusão de óptica criada por uma imagem 2D que modifica a forma como o sombreamento será feito nas faces 3D, igual o Smooth que torna uma esfera perfeitamente redonda quando na verdade não é, pois é facetada composta por vários Planes.
Portanto, o Normal Map nunca altera a geometria 3D e por isso não modifica a silhueta do objeto.
Para fazer isso nos programas 3D convencionais como o 3ds max, Blender, C4D, etc, você pode usar o canal Heightmap do material, em alguns casos é chamado de Displacement, pois é o recurso de texturização que aceita modificar a geometria, ou então pode aplicar um modificador Noise ou Displace para fazer a deformação diretamente na geometria.
Entretanto, se estiver numa Engine de Game igual o Unreal, poderá usar um recurso chamado de Parallax Occlusion, que permite simular a deformação da silhueta usando apenas texturas.
Veja estes dois vídeos mostrando o efeito no Unreal:
https://www.youtube.com/watch?v=uelQXrgYfFkhttps://www.youtube.com/watch?v=XwVDhljljroOBS: Antigamente tinha um Plug-in de Parallax Occlusion para o 3ds max que se chamava Relief Map, mas foi feito apenas para uma versão do programa e depois nunca mais foi recompilado.
Abração e tudo de bom.
André Vieira