Olá amigos,
Esse assunto rende igual a Senna x Piquet.
Em linhas gerais a Apple "terminou" com a IBM porque a azulzinha não queria investir no processador, daí o que o André escreve e pensa. Os IBM/PC's eram muito melhores do que a Big Blue produzia para a Apple. O Jobs pedia pelo amor de Deus "produz um processador melhor" e nada.
Quando se fala em Mac logo pensam só em como ele é bonitinho e caro mas realmente o Mac é muito bom mesmo, seja qual o modelo.
Na empresa que trabalho ainda tem um G3 velho de guerra que ainda dá pro gasto.
Trabalho num G4. Claro que as coisas vão avançando e os hardwares e softwares precisam ser atualizados mas a minha opinião é que se o usuário só conhece o PC deve conhecer um Mac.
Mas o contrário vai ser difícil. Aliás só conheci uma pessoa que trocou o Mac por Pc/Win. Um profissional da área de web design mas isso por culpa do mercado mesmo que é mais voltado para o IE, apesar de hoje as páginas já serem produzidas para o Firefox, Safari, Ópera etc. Pra mim essa é a pior ignorância que pode existir no mundo virtual, as páginas só rodarem bem no IE. Um bom teste é tentar rodar a página da faculdade Estacio de Sá (RJ), não roda no Firefox. Algumas páginas da Vivo idem, tenho até o plugin do Firefox que emula o IE, isso nos dias de hoje é ridículo e caso de polícia.
Nunca me preocupei em fazer a cabeça de um ou outro. Pra mim o grande problema do PC é o Windows, um SO feito nas coxas, visto que o Linux roda na mesma estrutura e funciona até mesmo por CD sem instalação.
Praticamente tudo realmente foi copiado de um Mac tanto hard quanto soft.
Calma, se você nunca abriu um Mac tanto G4, G5, Imac ou Mac`s mais antigos como Quadra, FX, VX e outros e se tiver uma oportunidade faça-o. Os Mac`s sempre primaram pela "limpeza" visual do hardware com poucos cabos e fios, diferente dos Pc`s mais antigos com aquela macarronada de fios e cabos, algo que mudou com os gabinetes ATX.
Aqui no meu trabalho o patrão me perguntou se queria que eu colocasse a torre no chão (argh) eu disse que além de eu não gostar não tem como já que o Mac`s tem os cabos curtos evitando aquele emaranhado de fios atrás da mesma. Aqui comigo tenho o cabo do mouse ligado no teclado, cabo de rede (curto) ligado na parede, monitor e teclado. Em casa no meu PC é uma loucura, minha mulher quando cisma de limpar...
Enfim, eu não vou fazer a cabeça de um profissional pra usar um Mac ou um Macintosheiro pra trocar por PC/Win. Está trabalhando, conseguindo sustentar com o que faz, seja feliz e vamos todos ajudar uns aos outros.
Finalizado... Os Mac`s são caros no Brasil porque a Apple Brasil é uma bela porcaria e a Apple (leia-se Steve Jobs) não tem interesse (ainda) no Brasil, vide o iPhone nem existir por aqui, juntando com a política olho grande do governo...
Temos que entender que um Apple (não só o computador mas outros produtos) são exclusividade do Steve Jobs, o produto é dele diferente de um PC que hoje se confunde com o Windows a ponto de esquecermos que um PC (hard) não pertence ao Bill Gates que mesmo assim não permite que se crie outro SO para a plataforma, diferente do Mac já que o hard e soft é do Jobs, a empresa dele o criou.
Praticamente não tem mais soft para Mac são poucos os produtos que ainda se produz para a plataforma Apple – vide Adobe CS – apesar de já ter o Aperture como uma boa opção.
Podemos dizer que para fazer música tem o Garage Band, vídeo então chega a ser ridículo de tão simples e fácil, existe o iMovie e para quem conhece e pode achar que é simples demais, diretores de clips e propagandas usaram e vídeos bastante conhecidos o iMovie, esse sim eu queria no PC/WinXP, vide a minha assinatura o vídeo que fiz de teste e o YT acabou com a qualidade dele.
Suite de escritório e outras coisas mais que o Jobs está comprando faz com que os outros fabricantes de soft estejam abandonando a plataforma Apple, (todos deveriam conhecer o Keynote, dá uma surra no Powerpoint de tão simples) no meu caso, a Corel com o Corel Draw, a M$ não faz mais o IE e não tem o Office tão atualizado para o Mac porque o Jobs está comprando empresas que produzem esses soft e rivalizando com quem já tem o mesmo produto no mercado, mas ele realmente pode fazer isso já que a Apple é dele.
Eu não tenho do que reclamar do meu PC a não ser que preciso fazer um upgrade mas me falta grana mas também não vou comprar um Mac que acho um absurdo de caro, estou me lixando para o Jobs e Gates, acho 2 idiotas ganhanciosos, prefiro valorizar o trabalho das pessoas que produzem maravilhas com as plataformas deles.
Desculpe o texto longo e meio que repetitivo e lembrando que não sou o dono da palavra mas trabalho a bastante tempo com as 2 plataformas por culpa da minha profissão que não me dá o direito de escolher hardware.