Jorpaes Sim, o Mac é baseado no BSD e Mach. Acontece que a finalidade do Mac é longe dos Unix.
Até é engraçado de estudar a evolução dos Sistemas Operacionais, o Unix nunca foi vendido como sistema operacional, ele era um "extra" que vinha na compra dos MainFrames, e as pessoas que tinham acesso a esse sistema operacional, eram apenas administradores de alto nivel tecnico, até porque não era qualquer estagiário que tinha acesso aos mainframes.
O Mac não foi diferente, o produto deles é o Machintosh, e MacOS é brinde. Quando ele ainda era chamado de System, ele vinha embutido na ROM do Mac, e naquela época não existia SO com GUI (interface gráfica) e alias, não existia um sistema operacional firmado no mercado, isso foi por volta de 1984.
A grande diferença entre o MacOS e os sistemas BSD é a finalidade, o MacOS é voltado para serviços de media e entreterimento, enquanto os Unix são voltados a servidores e serviços de rede. E ele é baseado em BSD, não é um BSD. E não é Linux, tão pouco Unix.
Ele é mais robusto e seguro por ser um Sistema Operacional compilado para funcionar apenas em um hardware especifico, com funções totalmente limitadas, ao contrario do Windows ou Linux que foram desenvolvidos para funcionar em praticamente qualquer hardware. Contudo o Linux tem uma vantagem, como eu já disse, de poder compilar todos os pacotes usando Flags exatas para o seu hardware, deixando o sistema totalmente customizado para um hardware especifico, o que torna o sistema mais estavel e seguro.
E a Microsoft ele teve o seguinte conceito para entrar no mercado:
Quando as empresas usavam terminais Unix, a Microsoft desenvolveu um sistema operacional amigavel, usando a plataforma PC, e aplicativos amigaveis, o foco dela era conquistar o cliente doméstico, mas qual era o proposito?
Se você usa Windows em casa, vai trabalhar e vai querer usar Windows. Se você usa Word em casa, vai querer Word no trabalho, e assim por diante.
Inclusive a enfase da Microsoft, inclusive para servidores foi de facilidade. A principio, tudo deverá funcionar, segurança é um plus. Isso foi um conceito para entrar no mercado, e qualquer pessoa sem muito conhecimento, consegueria colocar um servidor no ar. Acontece que agora que eles entraram no mercado, o conceito já mudou, e muito. Agora que todos conhecem o Windows, o foco é segurança. Foi uma estratégia, e eu não culpo ela. Muitas pessoas aqui usam seus Windows como administradores, agora quantos usuários de Linux usam o SO como root? É uma questão de conceito. E isso está mudando, e muito.
Já o Linux começou em foruns, por pessoas que trabalhavam em Unix, que foi desenvolvido em MainFrames. O idéia era ter um Unix aberto e para todos. E o Linux começou pelo caminho inverso da Microsoft, iniciou-se com segurança e redes, e hoje está se tornando amigavel.
Acontece que qualquer sistema operacional, exige boas praticas de uso. O Windows por ser tudo muito facil, é muito facil de estragar. Já o Linux, como exige um conhecimento superior, o usuário já sabe o que está fazendo. E sobre o Mac ter menos brechas que o Windows, Linux. Bom, entre no google e pesquise, as coisas não são assim, não mesmo. O MacOS tem muitas brechas de segurança.
A Apple conhece fazer um iPhone ter brechas de segurança, o foco da Apple foi como a Microsoft, mas obviamente como menos inteligencia. E a Apple, quando o Jobs saiu, parou no tempo, e hoje que está ganhando os holofotes novamente, as brechas aparecem, uma atras da outra.
Computador seguro é computador desligado.
E a maior brecha de segurança, com certeza é o usuário.
Agora eu vou te perguntar coisas para saber se o Mac faz, ok?
O Mac pode ser servidor de arquivos, DNS, DHCP, LDAP, FileSystem, Router, Firewall, IDS, IDA, Banco de Dados, Web, etc?
Não?
O Windows pode e o Linux pode.
O Mac roda jogos desses bem atuais, que usam DirectX por exemplo?
Não?
O Windows pode e o Linux pode.
Qual a preferencia de sistema operacional para desenvolvedores de sistema?
Cara, Mac é bem legal, certamente eu terei um dia na minha casa, na minha cozinha, para anotar receitas, pq ele é muito bonito... =D
Para uso bem básico, ele é um sistema operacional interessante.
Mas pq eu vou pagar por algo bem básico, se posso ter algo muito melhor, e gratuíto?