Fala Jorpaes,
Eu imaginei que você iria comentar sobre o Mac Server, só estava esperando, hehehe.
Cara, você já ouviu falar no termo appliance?
Poise então, é isso o que os Xserve são.
Como eu disse, o MacOS é beseado em BSD e Arch, BSD é baseado em Unix, só que existe boas diferenças entre a plataforma.
Mas qual a diferença entre BSD e o GNU/Linux?
Licenciamento; o BSD possui um tipo de licenciamento chamado copycenter ao contrario dos copyrights, ou copyleft (das licenças GPL, usadas em Linux).
O que isso quer dizer na prática?
Quer dizer que os softwares pode ser incorporados e vendidos comercialmente, como no caso do MacOS. Já a licença GPL diz que o software GPL não pode ser comercializado. E é utilizado no mundo Linux.
Então, por exemplo, se você é desenvolvedor de aplicativos grandes, como OpenLDAP, Samba, ou outros. Você deverá lançar versões sob o licenciamento BSD e outra no licenciamento GNU, acontece que inúmeros aplicativos não são lançados no modelo BSD.
O Mac OS Server por exemplo, tem no seu sistema aplicativos como OpenLDAP, Samba, Postfix, SpamAssassin, Apache, e outros aplicativos proprietários da Apple. Resumindo, o Mac OS X Serve é um FreeBSD 5.0.
Mas porque as pessoas não adotam o Mac Xserve como servidor?
Como eu disse, ele nada mais é do que um PC Intel rodando FreeBSD 5.0, com a seguinte diferença. Caso você compile algo no seu server, você perderá o suporte da Apple, qualquer alteração nos sources, perde o suporte. Além do que o valor agregado um um pouco alto para algumas ferramentas gráficas, já que tudo está disponivel na internet para download.
E outro porém, em um servidor, as atualizações de segurança devem ser dinamicas, rápidas. Agora imagine, um pacote é atualizado pela equipe de desenvolvimento do Apache, e eles lançam uma atualização na internet, a atualização deve ser incorporada pela Apple, e a mesma deve compilar e disponibilizar, e isso não é da noite para o dia que acontece.
Então, porque as pessoas não adotam os Xserve em massa?
Pq é muito mais vantagem você ter um PC das mesmas especificações rodando linux ou até o próprio BSD.
O que eles fizeram é o que muitos fábricantes fazem, por exemplo, alguns Appliance de IDS, são apenas um hardware enfeitado rodando FreeBSD dentro, e vendido por milhares.
É a mesma coisa se eu pegar, e resolver criar um hardware, mudando um gabinete, que será usado como WebServer, eu configuro um apache, mysql, php, iptables, ids, ida e algumas outras perfumarias, sobre o licenciamento dos BSD, coloco meu nome, e vendo um hardware de US$ 1.000,00 mais um aplicativo gratuito, por US$ 50.000,00.
É um mercado, e muita gente está fazendo. O público alvo são pessoas que não tem conhecimento para manter uma estrutura própria, influencia da marca, medo, suporte tecnico, garantia. Existe mercado para isso, e muita gente está ganhando dinheiro, inclusive a Apple.
Não seria dificil alguem desenvolver um hardware como o da Apple, sei lá, pega um notebook e um LCD, e faz um estilo bonito, instala um FreeBSD, customiza, e vende por um fortuna.
Como eu disse, existe público para tudo.
A linha de servidores da Apple não existe, o público é especifico demais. Embora você pudesse usar ele como qualquer outro servidor FreeBSD, o valor agregado não compensa. A prova é que o mercado dela nem se compara com os dos PCs. Alias, falar que PC é PC, e Apple é Apple não existe mais. Na época dos PowerPC ou Motorolas até faria sentido. Hoje, Mac nada mais é do que um FreeBSD, rodando em um Intel, com um gabinete bonitinho e que custa uma fortuna.
Sobre estabilidade, pegue um PC e configure um linux vc mesmo, com um kernel monolitico, sem suporte a modulos, e instale apenas aplicativos homologados. E terá um Mac.
Hoje a Apple faz appliances, pega um PC, configura um BSD e vende.
Como eu disse, acho os Macs mto bonitos. Mas é isso, com essa grana, faço um PC mto melhor.
E outras, a Apple é um fabricante, como Dell, HP, IBM, que também possui recovery CDS, alias, eu mesmo faço um recovery CD, que em 15 minutos a maquina está toda instalada, com drivers, aplicativos, e etc.
Windows 2000 e XP tbm são NTs.
Imagina se a Microsoft resolvesse vender um Windows especifico para um computador, como a Apple faz. E com um número X de aplicativos, dificultando ao máximo que terceiros desenvolvam aplicativos para seus sistemas, e os drivers são todos escritos por eles mesmo. O que aconteceria? Ela não seria 30 vezes maior que a Apple.
É um foco diferente, a Microsoft vende sistemas operacionais, e não hardware. O foco da apple é hardware, e não sistema operacional.
Cara, hoje a Apple sobrevive de Ipod e Iphone. E querer defender Machintosh é coisa da década de 80 e 90, hoje em dia Machintosh = PC + $$$.