Olha avmguitar777, pelo que o pessoal mais experiente e felizes proprietários das Quadros da vida dizem, a placa de vídeo profissional, tipo um HD da ATI ou uma Quadro da Nvidia fazem pelo 3D é o mesmo que as placas de vídeo comuns fazem pelos games, auxiliam na visualização. Basicamente é isto. Por exemplo, uma placa Quadro FX 1700 ajudaria muito na visualização de uma cena pesada de um projeto complexo cheio de polígonos, vegetação 3D, etc.
Posso estar enganado em algumas coisas, mas a idéia é mais ou menos esta. Pra mim a que está ao meu alcance e que tem o melhor custo benefício é a Quadro FX 570, já que dizem que ela é mais voltada para o 3ds max ao passo que as da ATI são voltadas para o Maya, mas eu nunca testei as duas, portanto não posso comprovar a exatidão desta declaração.
EDIT: Esqueci de dizer que elas ajudam na visualização da viewport apenas, não influenciam em nada no tempo de render. Ajudam muito no workflow do projeto, no desenvolvimento da cena, mas no tempo de render não muda nada, o que vale é processador e memória e alguns detalhes a mais. ;)
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Always Outnumbered, never outgunned!
3daulas.wordpress.com - Em construção.