O grande problema é que vocês estão comparando placas gamer em uma aplicação na qual não é delas, ou seja, softwares 3D. E nesse quesito a Nvidia está muito a frente da ATI, tudo porque os drivers da Nvidia no Max, por exemplo, funcionam melhor que os da ATI que tem um desempenho excepcional, porém em games.
É a mesma coisa pegar um carro comercial com tração normal com motor de 250cv e um com tração 4x4 com 200cv, os dois no asfalto irão andar muito bem, piso liso, tranquilo, mas coloca os dois no barro para ver qual tem o melhor desempenho? O com maior potência ou que tem melhor dirigibilidade em qualquer terreno?
É só pensar o inverso, se colocarmos uma Quadro e uma FirePro nos softwares profissionais, a Quadro leva vantagem por causa do driver (e agora por causa do hardware também), entretanto acho que se colocarmos as duas para jogos a ATI quase que certamente irá superar a Quadro. Todavia elas são para games ou para software profissionais?
Tem coisas que uma placa-mãe como as top de linha vão ter mas não serão tão úteis, ou seja, dinheiro jogado fora. Pensar que ela aceita 48GB de RAM, sendo que quando tivermos módulos de 8GB a preços acessíveis, essa placa vai estar mais do que defasada e provavelmente ser a hora de trocar de PC. Eu tenho um i7 920 LGA1366, quando comprei a minha placa-mãe era uma das melhores, mas não top de linha da Asus, como a Rampage II Extreme. Porém analisando elas tinham praticamente as mesmas coisas, a vantagem da Extreme era a arquitetura voltada para games e o poder de overclock dela. Porém ninguém é louco de colocar um equipamento que fica horas no máximo de processamento com overclock pesado porque senão compromete a vida útil do mesmo. Então, nessas horas é melhor analisar até quando você quer ficar com o PC, quanto você tem para gastar, as vezes é melhor direcionar o valor gasto na placa-mãe para uma placa de video melhor, ou uma fonte melhor, ou mais memória. Foi o meu caso, eu iria pegar menos memória (6GB porém mais rápidas do que as que eu realmente comprei), acabei gastando quase R$500 a menos na placa-mãe e direcionando esse valor para mais 6GB de RAM, porque o Max precisa de mais quantidade do que velocidade.
E pense que em breve as tecnologias de render real-time, você precisará mais de uma placa de video forte do que uma placa-mãe top.
Na hora de comprar uma máquina nova tem que analisar o que realmente importa para softwares 3D, se for exclusivamente para isto que o PC será comprado.