Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

DavidToledo   Rio de Janeiro - AC
An3dre   Araras / SP - SP
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Fireworks   Jaraguá do Sul - SC
Gui Silva   cotia - SP

Portfólios Ver Mais

Discipulo   São Paulo - SP
g.neder   SP - São Paulo
tomfrias   Belo horizonte - MG

Máquina nova e desempenho em animação

Por: SargentoBombarda  

Em: 23/07/2012 18:22

Fala pessoal beleza com todos?

Então, to montando uma máquina nova, na faixa de 3500 reais que tem a seguinte config:

Placa Mãe:Asus P8Z68 Deluxe - Box 1155 R$ 780,00
Fonte: 750W Enthusiast Series TX750 V2 R$ 480,00
Processador: Core i7-3770K @ 3.50GHz R$ 999,00
Memória: Corsair8 ddr3 1600mhz - 1 de 8 giga R$ 240,00
HD: HD 1 tb 7200 rpm R$ 250,00
Gabinete R$ 190,00
Placa de video (nvidia quadro 600) R$ 680,00
Total R$ 3.619,00

O pc será usado apenas para trabalhos 3d (principalmente animações de personagens) e pós produção de videos. Nada de jogatina nele.

Os 8 gigas de memória é por enquanto, pretendo aumentar logo depois.

Preciso de desempenho na viewport para as animações. Meu curta metragem, de uns 2 minutos e meio estilo cartoon, será renderizado nessa máquina aí a princípio.

Estou satisfeito com esse C X B. Só queria confirmar com os colegas se:
1º esta quadro é uma boa opção mesmo (as demais quadro estão fora do meu alcance) para os fins que usarei o pc.
2º Se posso usar esta quadro para render no mental ray no max por exemplo, ou caso não, se este processador pode atender a demanda de muito render porém sem muita pressa (no caso do meu curta)
3º Se preciso de uma fonte tão forte assim (pretendo ir pra outras quadro no futuro)

E no geral queria que opinassem sobre a config como um todo e a relação C X B. Sei que quanto ao possível desempenho nos renders, vai depender da resolução, das texturas, da iluminação, enfim... do peso das cenas. É mais pra ser a opinião geral da galera que trampa pra valer se está é ou não uma boa máquina ou se dá pra deixá-la ainda melhor nessa faixa de preço.

Abraço e obrigado desde já. ;)
"As pessoas boas devem amar seus inimigos" - Mas só as pessoas boas.
Uma fonte forte de boa marca nunca é d+, principalmente pra máquinas que ficaram ligadas dias a fio, a config no geral tá boa, agora quanto a quadro eu n sei se é tão boa escolha, acho que uma gtx compensa mais, pelo menos é o que eu tenho lido por parte da galera da própria 3d1, ainda mais se vc não for executar render em gpu ou misto, no caso do mr seria no iray, meus testes com o V-ray RT pelo menos demonstraram muita limitação e um render muito granulado que só teria utilidade pra preview (nada que um preset pra preview bem setado em render normal não supra).. Trampo com uma quadro 4000 na minha máquina do escritório, cara não vi absolutamente nada d+ nela.. ajuda na mobilidade da viewport mas como eu disse anteriormente pra render em gpu no RT pelo menos foi uma decepção, não pela placa em si mas pela própria limitação do sistema.. Tem esse post aqui no próprio forum da 3d1 falando mais sobre quadro x GTX, dá uma lida talvez te ajude na decisão http://www.tresd1.com.br/forum/tira-duvidas/perguntas-de-hardware/83290/1.html#700878

Espero ter ajudado.. abç....
Quanto à fonte já to melhor resolvido. TO estudando o assunto aqui e está mais claro.

Ah beleza johnnybise deixa ver se eu entendi.

Se eu fosse de gtx teria renders mais rápidos tanto na forma clássica, digamos assim, de renderizar - por o pc pra renderizar do frame x ao y e deixa ele lá trabalhando - como também no render em tempo real?

Quanto ao \"(nada que um preset pra preview bem setado em render normal não supra)\" vc se refere aquelas opções de sombreamento \"realistic\" da própria viewport?

O fato que é que não preciso do render em real time, até porque trampo com outros softwares que ainda não tem esse recurso de real time render.

Considerei a hipótese de pegar a quadro por ver que ela provê uma boa fluidez pra viewport e softwares como zbrush, já que aguenta grandes quantidades de polys. Assim eu poderia trabalhar com animações de personagens tranquilamente. E também li que as quadro tem um bom desempenho em softwares de pós como after, premiere e o photoshop.

Agora se puder me responder tenho mais uma duvida rsrs.

Se eu tiver uma cena com muitas texturas de resoluções altas, entre outros fatores, e no final o projeto todo ultrapassar 1 giga, tipo 2 gigas, somando texturas e propriedades do arquivo, mesmo tendo uma gtx ela já não seria descartada para o render já que a cena está maior que sua memória (supondo que seja uma GTX DDR5 de 1 giga)?
Então cara, placa de vídeo NÃO aumenta a velocidade de render em CPU ou dito render tradicional, vc pode comprar a melhor placa de vídeo do mundo se não for utilizar render em GPU ou misto (GPU & CPU) ela não vai diminuir o tempo de processamento do render, já que os cálculos estarão sendo realizados inteiramente no processador. Quanto a memória da placa de vídeo ela vai lhe ajudar sim na manipulação da viewport já no render essa tarefa cabe a memória RAM, existe um recurso fantástico que independe de hardware e lhe ajuda a lidar com cenas que contenham muitos objetos, esse recurso se chama proxy, dê uma estudada nisso, inclusive o recurso de proxy melhora e muito a \"fluidez\" da viewport.. existem outras técnicas que tb facilitam e são usadas em cenas complexas como setar os objetos pesados ou grandes grupos de objetos para aparecerem como box, botão direito no objeto selecionado > propriedades > display as box.. outra técnica é deixar habilitado o icone do adaptive degradation... outra boa técnica é setar o shade da viewport para que os objetos sejam mostrados com sua cor \"default\" sem a textura na guia display > shaded marque a opção object color.
Quanto ao render preset de preview me referia a uma configuração de render que vc mesmo pode criar e que seja simplificada, com os recursos de render baixos, isso é muito utilizado em imagens still, essa técnica tem o objetivo de se gerar uma imagem compreensível mas de baixa resolução onde vc possa fazer uma analise da cena e aplicar correções, pra animação vc tb pode utilizar a opção make preview, que gera uma arquivo de vídeo com a animação em shade da viewport..
Espero ter ajudado.. abç..
Ok johnnybise entendi um pouco mais desse assunto todo.

EU tava achando que o mental ray poderia usar a gpu pra o render final. Nesse caso eu investiria mais em gpu do que até mesmo em procesador.

Mas como não é assim que funciona, acho que vou de quadro mesmo já que vou trabalhar com cenas pesadas em quantidade de polys, animações, ZBRUSH e texturas. Além do que deixarei a máquina renderizando por longos períodos.

Valeu pelaa ajuda cara
=) quando precisar tamos ai...
Cara, linda maquina, so peço que TOME CUIDADO COM AS QUADROS... elas por nao gastar muita energia e nao esquetarem muyito elas NÃO tem velocidade no render.

As quadros sao para renders que durem mais de 4 noites. Não sao para velocidade
www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.
Apesar de compativel, não recomendo utilizar chipset Z68 com processador ivy bridge. Algumas funcionalidades da nova geração serão perdidas e, muito provavelmente vc precisará atualizar a bios. Busque logo uma placa mãe com chipset Z77.
Obrigado pela informação LG vou me informar mais sobre isso.

E Simbjji me ajude nesta questão cara. Eu mesmo conversava com johnnybise sobre isso. Vamos por partes.

To pegando esta máquina para trabalhar com animação e preciso de um bom frame rate na viewport.

Também vou trabalhar com maquetes e trampos que envolvam renders pesados. Até mesmo por uma questão de estudos de luz e render etc.

Essa será uma das máquinas onde vou renderizar meu curta de animação daqui uns meses, e isso implica em deixá-la várias horas/dias rendrizando mesmo, contando mais com o processador pra isso.

No entando vou renderizar em mental ray, que até onde sei não usa a palca de video para rendrizações, ou seja, mesmo que eu pegasse uma placa mais esquentadinha como as de games, em renders muito longos com mental ray estas placas não teriam por que esquentar já que o encarregado principal do render é o próprio processador estou certo?

Obrigado pelos comentários pessoal devo estar comprando dentro de uma ou duas semanas e os softwares que mais uso é 3DS Max e Softimage e só tenho 1 ficha pra gastar.

Abrs
As quadros sao para fazer renders de varios dias (+/- 5 +)o bom q nao vai travar, nao tera gasto de energia alto, e sua temperatura nao sobe muito.

Ja as GTX sao para renders de alta velocidade, porem normalmente nao se renderiza mais de 3 dias direto, devio ao akecimento, travamento e energia.
www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710700.

Total de membros registrados: 138180

Últimos membros registrados: Cuc43D, Lu_Skinha, 12451LRE, Farland, slimbalance, Cmichelotto, miajackson11, Ronhsreseg.

Usuário(s) on-line na última hora: 1454, sendo 25 membro(s) e 1429 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: thanhnguyenkts, juliocarnesecca, Ricardo Paranhos, claro_lima, Henrique Ribeiro, Gabriel.C, Duda, Osvaldo Arquiteto, HALTTEMBERG, Reinaldo Silva, Le_Andro, Rodrigosouza3D, Moura, Augusto Peixoto, Roberto Movanni, Geraldo Nunes, Ronaldo, gago, Lucas Reis, Celso Borttoloto, billypaul, KIL, Thiago Couto, Jorge Henrique, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.