Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Weverson M   Guarapari - ES
luis martins   Viana do Castelo Portugal - AC
Tiago Porto   Rio de janeiro
An3dre   Araras / SP - SP
Homerj   Santo André - SP - AC

Portfólios Ver Mais

leandro nicolaci   São Paulo - AC
YuDaniels   Sao Paulo - AC

Quanto devo cobrar?

Por: modena3d  

Em: 03/06/2005 10:03

Pois é, essa questão d cobrar é mto importante. Eu passei um bom tempo lendo os posts antigos sobre isso. As conclusões às quais cheguei foram: a melhor forma de cobrar é por hora; luz, telefone, transporte, custos com hardware, número de renderings e qualidade final influenciam o preço do trabalho; cobrar menos do que o justo é uma merda, mas quem faz isso geralmente é por que não tem noção de preço mesmo, afinal, ninguém se fode pq quer. Então eu acho mto importante que os caras que entendem do mercado, têm seus clientes e experiência ajudem quem é novato inclusive sugerindo valores e contado casos. Só assim eles vão poder reduzir a concorrência desleal da galera q "se prostitui involuntariamente". hehehe... Eu sugeriria aos moderadores uma sessão do fórum onde se pudesse postar o briefing de um trabalho e perguntar quanto a galera cobraria, qto acha que demoraria e outros comentários do gênero. Inclusive, a galera novata poderia postar alguns samples dos seus trabalhos e pedir sugestão de quanto cobrar por hora. É isso aí o que eu acho, pessoal. É bom fazer parte da comunidade e eu realmente agradeço demais a quem criou a 3d1. foi uma luz no início do túnel, hehehe...
Oi pessoal, eu aconselho vocês a fazerem inscrição no fórum www.archpro.com.br e acessarem este link aqui. São 5 páginas (71 posts) com diversos relatos, discussão sobre análise de custos e perguntas mais frequentes. Flw! :joiad:
concordo com o daniel veloso, isso foi o que aconteceu com os micrero que saem fazendo paginas de internet!
acho que em breve é possivel que a computção gráfica aconteça o mesmo com web design. cobram preços de até 150 reais num site, sendo que esse mesmo site valeria no mínimo 500 reais... ...uma coisa que eu aprendi é que o melhor cobrar por hora, valorizando seu trampo, o que vc sofreu para fazer o faz, e tudo mais... ...por isso acho que se deve valoriar o seu trampo. Edson
Edson Junior Portfólio: www.ejsite.com
Galera eu acho que de maneira alguma nós deveremos desvalorizar nosso trabalho! Se o individuo não quizer porque é muito caro o problema é dele! Na minha opinião se desvalorisarmos o trabalho estaremos nos prejudicando, pois dai cada vez mais e mais pessoas vão fazer barato, é como lá em Joinville onde meu velho cobrava 40 a hora técnica e tinha gente que anunciava em jornal que concertava qualquer defeito no computador por 15 pila, éra um absurdo sem contar que quebrava a gente. Uma coisa é certa, temos que convencer o cliente que nóis somos os CARAS, os BONS, mais futuramente quando eu estiver melhor no CG pretendo fazer um cervisso cério, bom e caro!!! :) Bay Bay!! 8)
http://www.sfs-studio.com.br
ae galera!! agluem poderia postar um trabalho que fez e quanto cobrou??
Na minha area, eu detesto comprar trabalhos por hora, porque normalmente depende da previsão dada e da habilidade do "peão". Já tive problemas de trabalhos que no meu caso são feitos dentro da empresa, que um trabalho de 4 horas, devido a inexperiencia do técnico acabou sendo um trabalho de 20 horas. Então eu recuso orçamentos por estimativa de horas, prefiro que me vendam pacote fechado do serviço. Vou tentar reproduzir um dialogo sendo q sera letra C para o cara que contrata, letra E para o cara que vai fazer em 3D, e entre aspas para pensamentos. C - Olá, preciso fazer uma casa em 3D, esta aqui a planta, eu quero o nivel de detalhes como desse folder aqui, e bla bla bla, qnto vc cobra? E - Olha esse é um trabalho complicado, eu cobro R$ 100,00. C - Otimo, e qntas horas vai levar o projeto? E - Olha, depende "Puxa, qntas horas será que eu vou leval? Vou chutar alto" Em média eu levaria umas 30 ou 40 horas. C - "Droga, o cara nem sabe ao certo qnto vai sair, mas vou gastar entre 3.000 ou 4.000 reais"... Ok, tudo bem, aceito. Entao o cara faz o serviço dele em digamos 15 horas... mas pensa... poxa, se o cara aceitou o serviço de 30 ou 40 horas, pq vou cobrar 15? E entao o cara que contratou o serviço recebe uma cobrança de 35 horas. Mas como normalmente tem alguns ajustizinhos para fazer, acaba-se gastando mais umas 5 horas, por exemplo. Por isso, eu como normalmente no lado de quem contrata serviços, me recuso a comprar serviços por estimativa de horas, e lembro que esse é um dialogo de um cara autonomo fazendo serviços, pq uma empresa de grande porte normalmente vende pacotes fechados, ou por segundos de animação.
hijack, i aih tche! pode explicar um pouco oq seria pacote fechado ?
Fala galdério, cara digamos que existe um estudo do que o cliente precisa, para que ele nao fique enxendo vc de alteraçoes depois que o projeto esta concluido, entao é bom vc ter uma estimativa, ja que ele iria lhe perguntar uma estimativa de horas, e cobre para ele, exemplo... Essa imagem vai custar R$ 800,00. Nada mais nada menos. Se fosse uma animação, cobre o segundo da animação, ou a animação inteira. Por hora fica complicado para o cliente aceitar em alguns casos, entao na verdade vc continua tendo uma estimativa, so que dirá para o cliente o valor final, caso ele peça uma alteraçao que realmente foi um erro seu, ele terá segurança.
blz!! :) valeu pelas dicas!! assim os novos não saem por ae fazendo besteira né?! abraço!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707911.

Total de membros registrados: 135484

Últimos membros registrados: Yota026, master237, Franc1van, marcospmaia, virgus77, helo2001, mada06, viviesfernandes.

Usuário(s) on-line na última hora: 348, sendo 5 membro(s) e 343 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: look, jotasoares, Yota026, anaritacmoreira70, claro_lima.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.