Mas obviamente cada caso é um caso, uma empresa seria não faria aquilo, e o cliente estaria dentro da estimativa, o problema é o seguinte.
Tipo, não adianta me falar que vc cobra X por hora pq eu nao faço a minima ideia de qnto tempo vc vai levar, eu como cliente quero saber efetivamente quanto vou gastar.
Se vc me passa uma estimativa de no maximo 30 horas, eu vou pela sua segurança, sabendo que iriei gastar no maximo essa estimativa que vc me deu, talvez menos, entao nesses casos nao tem problema.
O problema eh quando vc passa uma estimativa para o cliente, e essa acaba sendo passada, dae normalmente é um problema.
Em penso em cobrando pacote fechado, nenhum dos 2 lados sai perdendo.
Ja cobrei serviços da minha area, digamos, cobrei 8.000,00 para um serviço que levei 2 minutos para resolver, sendo que o cara tava perdendo muito mais dinheiro com os servidores dele parado, e outra empresa cobraria digamos q 2.000 para arrumar, mas com certeza levariam horas. Entao no caso ele saiu no lucro por nao estar perdendo dinheiro parado.
Em alguns casos, dependendo da pressa do cliente, vc precisa cobrar um valor mais alto, tudo devido a sua experiencia ou tempo de dedicação.
Se eu quisesse uma imagem para amanha, e fulano me cobraria 1.000 para me entregar em uma semana, e vc 5.000 para me entregar em 1 dia, dependendo da minha pressa, eu faria com vc. Entao prazo de entrega tbm é importante. E se fosse cobrado por hora, vc nesse caso sairia perdendo.