Animação de Maquete Para oculos 3D Nvidia - Estereoscopia -

Por: projetistagyn  

Em: 28/07/2010 10:40

Esse assunto é muito interessante mas não encontra tutorial na net.
Obrigado Fernando =) muito boa sua explicação, acabei de encontrar aqui em minha cidade, o kit, oculos + monitor, 1300 R$. Só pra deixar claro, vc consegue passar um projeto todo feito em max para ser visto com esses oculos, certo? desde que a imagem final que estiver sendo vista esteja sendo projetada por uma placa grafica com suporte a essa tecnologia, é isso? Então no caso se eu quiser passar em uma feira numa tela maior não tenho como, certo? No caso só com projetor né? E se eu tiver mais de um oculos olhando a mesma pojeção, dá conflito? E se por acaso eu criar um game para fazer o passeio virtual para o cliente, esse game pode ser convertido para o 3D vision? u.u fui meio longe... mas creio que não seja nada absurdo.
http://b3dsign.daportfolio.com/
Rubens, o melhor material que eu achei é esse que o Júlio indicou http://area.autodesk.com/blogs/louis/stereoscopy_in_3ds_max_with_stereocam_modifier
É fui ver as especificações do site da NVIDIA, ele faz um resumo dos monitores compativeis depois fala das TVs, e dá a entender que ele enquadra todas as TVs digitais como compativeis, suponho eu que mesmo sem ele dizer a tv tenha que ter no minimo 120hz como http://www.submarino.com.br/produto/13/21657254/tv+32+lcd+full+hd+live+borderless+240hz+conv.+digital+32sl80yd+-+lg?menuId=857 que chega a ter 240hz. Bom... no site está: HDTVs TV Home Theater Mitsubishi® DLP® de 1080p:{0><}0{>WD-57833, WD-60735, WD-60737, WD-60C8, WD-60C9, WD-65735, WD-65736, WD-65737, WD-65C8, WD-65C9, WD-65833, WD-65835, WD-65837, WD-73735, WD-73736, WD-73737, WD-73833, WD-73835, WD-73837, WD-73C8, WD-73C9, WD-82737, WD-82837, L65-A90 DLP genérico modo HDTV só resta confirmar isso.
"milton 3d studio max" disse: Rubens, o melhor material que eu achei é esse que o Júlio indicou http://area.autodesk.com/blogs/louis/stereoscopy_in_3ds_max_with_stereocam_modifier
Eu vi mas não explica tudo detalhadamente.
Não, eu não vejo em tempo real, só o resultado depois de renderizado fica com o efeito, para produzir utilizo algoritimos criados por mim para configurar as câmeras, demorou bastante para eu conseguir um resultado perfeito, vi muitos tutoriais que não davam certo, eu já tinha feito uma iniciação científica com enfase em matemática, estudei bastante física e juntei com umas dicas do Richard Baneham, ai consegui fazer. Pode ser feito a partir de qualquer cena do Max, desde que se saiba todas as configurações e scripts necessários. O tutorial que o Milton indicou é bom, mas para o método anaglífico. Eu estou preparando um material detalhado, mas estou com muito trabalho e ta meio dificil conseguir tempo. Eu queria poder colocar alguma coisa sobre autoestereoscopia também, já que essa é a nova sensação depois da autoestereoscopia, mas vai demorar um pouco.
Retificando o que falei lá em cima, depois de muita leitura cheguei a conclusão que não consegui achar nenhuma tv com 120hz real aqui no Brasil, todas que tem 120hz 240hz ou até 600hz são fakes ou não recebem do pc a essa frequencia =/. Noticia boa? Algumas lojas do brasil tem os projetores 3D, os que eu achei são da viewsonic, e pra minha surpresa são mais baratos que as tvs, hj estou indo comprar o oculos e o monitor \o/
bem fernando so uma coisa que eu ainda nao entendi mas nao precisa responder se nao quiser o que eu nao consegui compreender qual tecnologia qu eo oculos usa se pra ver anaglificamente eu preciso de dois renders entaum pra ver com o oculos da nvidia eu nao preciso de dois render entaum e nao preciso juntar eles???
Sim, existem projetores que custam R$1800,00 que funcionam a estereoscopia ativa. Projetistagyn, tanto o metodo anaglifico (óculos vermelho-ciano), a polarização(óculos dos cinemas) e a estereoscopia ativa que é da Nvidia necessitam de dois renders, um para cada olho. No caso da autoestereoscopia são necessários 9 renders. Já o método usado para produzir o arquivo final é específico pra cada um, mas a parte complicada não está na parte de se juntar os arquivos e sim na configuração da cena no Max.
Saldações a todos! Gostaria de contribuir clareando o tema com algumas dúvidas pertinentes . Falando propriamente em animação ( me corrijam se eu estiver errado) o que eu entendi até agora dos amigos é que existem dois estágios básicos, o primeiro é da geração de dois renders no max que será feito por um script ou por um sistema semelhante da nvidia, e esta etapa tem que ser feita deste jeito. No segundo estágio estes dois renders das duas câmeras ( dois filmes) terão que ser compostos , ou pelo After effects ou pelo sistema da Nvidia que pelos relatos feitos aqui, seria o método mais profissional e eficiente na vizualização final. Se os filmes forem compostos no after effects pelo sistema anáglifo , muito bem , será gerado um filme pronto para ser vizualizado com o óculos anáglifos azul vermelho , agora pelo sistema da nvidia vem as minhas maiores dúvidas , penso que os dois renders feitos pelo script no max ou por um soft da propria da nvidia , deverão de alguma forma serem compostos pelo este sistema gerando o filme final que será visualizado pelo óculos da NVidia . É por ai mesmo?

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711252.

Total de membros registrados: 138782

Últimos membros registrados: marcss, berberinecapsule, glucofitsverige, Owensfreders, wellbiotricks2025, francesaamers, NaturesGardenCBDResultatFR, easyloss.

Usuário(s) on-line na última hora: 669, sendo 10 membro(s) e 659 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: berberinecapsule, Allen Anderson, marcss, CNC, mdpontes, Rodrigo, wellbiotricks2025, JesusEnzo , Figurol696, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.