Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

AndreyRaphael3D   Nova Friburgo - RJ
Ricardo   Fortaleza/Ceará/ Brasil - CE
ti_roc   Mauá, SP - AC
Alexandro   Cascavel - PR
fernando parreira   Minas Gerais - MG

Portfólios Ver Mais

Erick   Rio de Janeiro
JT3D   Londrina - PR - PR
pablorhino   http://www.tresd1.com.br
IgorPamplona   Curitiba - PR

Novato é assim mesmo! :Como criar paredes, portas e janelas&

Por: jirehrep  

Em: 13/11/2004 16:08

Não sei como é isso... explica melhor Hider
Oi gente, tudo bem? Isso é para vocês verem o que é modelar uma maquete no 3ds max, e quem sabe modelar no AutoCAD então, quando vê isso aqui acha um absurdo. Porque com 3 cliques de mouse teria todas as paredes da casa pronta com o pé direito exato, com muita facilidade abriria todos os buracos de janela com precisão, até vendado a pessoa consegue modelar as paredes completas da planta baixa em minutos, e com precisão absoluta. Se quiser até pode dicar os buracos para colocar aquelas janelas prontas que vem com o Max, mas modelar a planta nele é pior que pagar promessa, vale mais a pena ir de joelhos até a basílica de Nossa Senhora de Aparecida. Ai vai aparecer gente que importa as linhas da planta baixa no max para extrudir. Isso é o mesmo que mandar um cozinheiro internacional separar todos os ingredientes do jantar, e depois que estiver preparado manda os aprendizes de cozinheiro fazer o jantar. Porque seria muito mais fácil, muito mais rápido e ficaria muito melhor se já extrudisse no próprio AutoCAD. Como vai fazer o Oitão de uma fachada no Max com as linhas importadas do AutoCAD? Vai criar um triângulo em cima da parede e extrudir, e num telhado mais complexo, ai tem que pedir ajuda para Deus, porque só sendo todo poderoso para cortar todas as paredes na inclinação correta para o telhado. Uma pessoa que manja de Max, do lado de uma pessoa que manja de AutoCAD, fazendo a modelagem da alvenaria da mesma planta baixa, o cara que manja de AutoCAD termina em um terço do tempo. Abraços
Olá Adminin, Então, definitivamente é melhor trabalhar o projeto no CAD transformando-o em 3D, para depois exporta-lo para o max e modela-lo? O que vocês acham do Arqui3D?
Olá Jireh, você falou a palavra mágica : "ARQUI3D", na minha opiniãoi o melhor programa para se modelar maquetes arquitetônicas, já utilizei vários, o AutoCad em sim, ArCad, entre outros outros, mas te garanto q o Arqui 3D é o melhor, em minutos eu modelo uma casa inteira, pois ele tem comandos específicos pra se fazer portas, janelas, telhados completos com o madeiramento completo, pisos, forros, tudo muito simples e principalmente rápido. Além disso, apartir do modelo 3D vc pode gerar todo o 2D do projeto, como plantas baixas, fachadas, cortes e outros. Vai em frente usa o Arqui que é excelente!!!
O arq3d é super bom, o problema é a interação dele com o MAX...as vezes não vem alguma coisa quando importamos... []'s
assim, eu sou uma das pessoas que o adminim citou que importam a planta baixa do cad pra fazer extrusão :) no max e criar os buracos das janelas, portas e todo o resto. pelo que muita gente(não so o administrador) comenta, o autocad facilita o trabalho com a alvenaria da casa. no meu caso não ando com muito tempo pra aprender o autocad, então uso o que tenho, ou seja, o max mesmo. mesmo nao sendo a forma mais correta, rápida e produtiva. por exemplo, se vc quiser fazer uma abertura de parede no max, dependendo da situação o trabalho não é tão complicado assim. veja as figuras abaixo, elas indicam um processo de criação de janela: Explicando: no passo 1, temos a planta baixa já com extrusão e convertido pra mesh (ou com modifier edit mesh). o que se deve fazer aí é usar a ferramenta cut com o snap midpoint ligado para cortar as paredes, como é mostrado no passo seguinte. deve fazer isso dos 2 lados. apos isso, deve deletar as faces do de cima e de baixo de um dos lados da parede, deixando so a do meio que nao vai ser alterada cmo mostrado na figura 3. do outro lado, devemos selecionar as faces de cima e de baixo e fazer uma pequena extrusão, so para criar novas faces mesmo, como é mostrado na figura 4. depois de fazer a extrusão, podemos apertar del para exlcuir as faces dos lados como mostra o proximo passo depois da figura 4. com o snap vertex ligado, selecionamos os novos vértices criados pela extrusão e clicando num deles quando o snap ativar, movemos até o outro lado no vértice correspondente de forma que fique certinho, usando para isso o snap vertex. estamos quase la, só falta soldar os vértices novos para que a malha fique certinha. como é mostrado na figura 5, podemos ver quantos subobjets estão selecionados, no nosso caso vamos selecionar com a seleção de janela toda a coluna de vértices para onde acabamos de mover a extrusão. se tudo deu certo, deve ser exatamente 16 vertices selecionados, mas da forma que faremos funcionaria mesmo se selecionasse toda a malha. temos então que dar weld que solda os vértices no raio definido no spinner threshold se nao me engano, para diminuir de 16 para 8 vértices. apos clicar no botão weld, veja no lado direito se a contagem diminui para 8 vértices, se diminuiu, parabens, senão, try again :) é uma forma alternativa de se fazer sem usar o autocad, mas eu repito, não é a melhor, eu estou usando pela falta de tempo mesmo, se aprender o cad e for melhor, com certeza vou parar de fazer desse jeito. com pratica vc consegue fazer inclusive várias janelas e portas ao mesmo tempo se forem iguais. um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
OI aabb2003!!! Como eu faço isso completamente diferente, vou mostrar pra gente poder discutir... Não estou dizendo que alguma das maneiras esteja errada, só que existe várias... 1) primeiro eu desenho a planta com uma line 2) Depois eu uso o modificador OUTLINE, para dar a espessura a mesma 3) Depois eu uso EXTRUDE para dar a altura. Mesmo depois disso, podemos voltar a line e modificá-la, sem precisar reaplicar o extrude ou o outline. 4)transformo tudo numa EDITABLE POLY 5) uso SLICE PLANE e defino o POLYGON onde será a janela, e usando apenas ele eu aplico um EXTRUDE (negativo e na mesma espessura que usei para a parede) 6)Finalizando eu DELETO aquele POLYGON
legal a sua forma também lotah, é uma outra maneira. vc poderia mandar um wire dela??? eu faço daquele jeito por alguns motivos , e o principal deles é porque na planta baixa que as desenhistas me passam, existem já aqueles buracos das portas e janelas como se fossem aberturas, aí crio a parte de cima no caso das portas e de baixo e de cima no caso das janelas. ah, como vc faz janelas e portas daquele estilo colonial, com a parte de cima em forma de arco??? Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Oi aabb2003!! A noite eu mando o wire (na verdade vou fazer de novo, pois o arquivo eu apaguei...hehehe)!! Quando a fachada é mais complexa, com aberturas curvas, com oitão ou outro detalhe mais complexo, eu desenho na vista front por exemplo com line, desenhando o buraco das janelas (copio a fachada do AutoCAD) e uso o extrud. Isso é ruim para juntar as diversas paredes, mas tem a vantagem de mesh mais limpo e a possibilidade de aberturas mais complexas. A noite eu explico mais []'s
o que seria oitão??? eu não manjo muito os termos técnicos da arquitetura, ingressei no mercado há pouco tempo. eu tb já fiz paredes desse jeito com shapes e extrusão, fica legal, é um jeito mais parecido com o do autocad né??? um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707936.

Total de membros registrados: 135508

Últimos membros registrados: Jeska12, orodrigo, alessfilms, michel.silva, Hyara1234, DUILES, arq.giovelludo, Kaio Grigolato.

Usuário(s) on-line na última hora: 558, sendo 1 membro(s) e 557 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Jeska12.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.