assim, eu sou uma das pessoas que o adminim citou que importam a planta baixa do cad pra fazer extrusão :) no max e criar os buracos das janelas, portas e todo o resto. pelo que muita gente(não so o administrador) comenta, o autocad facilita o trabalho com a alvenaria da casa. no meu caso não ando com muito tempo pra aprender o autocad, então uso o que tenho, ou seja, o max mesmo. mesmo nao sendo a forma mais correta, rápida e produtiva. por exemplo, se vc quiser fazer uma abertura de parede no max, dependendo da situação o trabalho não é tão complicado assim. veja as figuras abaixo, elas indicam um processo de criação de janela:
Explicando:
no passo 1, temos a planta baixa já com extrusão e convertido pra mesh (ou com modifier edit mesh). o que se deve fazer aí é usar a ferramenta cut com o snap midpoint ligado para cortar as paredes, como é mostrado no passo seguinte. deve fazer isso dos 2 lados. apos isso, deve deletar as faces do de cima e de baixo de um dos lados da parede, deixando so a do meio que nao vai ser alterada cmo mostrado na figura 3. do outro lado, devemos selecionar as faces de cima e de baixo e fazer uma pequena extrusão, so para criar novas faces mesmo, como é mostrado na figura 4. depois de fazer a extrusão, podemos apertar del para exlcuir as faces dos lados como mostra o proximo passo depois da figura 4. com o snap vertex ligado, selecionamos os novos vértices criados pela extrusão e clicando num deles quando o snap ativar, movemos até o outro lado no vértice correspondente de forma que fique certinho, usando para isso o snap vertex. estamos quase la, só falta soldar os vértices novos para que a malha fique certinha. como é mostrado na figura 5, podemos ver quantos subobjets estão selecionados, no nosso caso vamos selecionar com a seleção de janela toda a coluna de vértices para onde acabamos de mover a extrusão. se tudo deu certo, deve ser exatamente 16 vertices selecionados, mas da forma que faremos funcionaria mesmo se selecionasse toda a malha. temos então que dar weld que solda os vértices no raio definido no spinner threshold se nao me engano, para diminuir de 16 para 8 vértices. apos clicar no botão weld, veja no lado direito se a contagem diminui para 8 vértices, se diminuiu, parabens, senão, try again :)
é uma forma alternativa de se fazer sem usar o autocad, mas eu repito, não é a melhor, eu estou usando pela falta de tempo mesmo, se aprender o cad e for melhor, com certeza vou parar de fazer desse jeito.
com pratica vc consegue fazer inclusive várias janelas e portas ao mesmo tempo se forem iguais.
um abraço!!!