Substance integra todos os Shaders

A Allegorithmic publicou um artigo interessante sobre o problema de existiem tantos padrões de materiais no mercado e desenvolveram um sistema que permite integrar todos e ainda converter entre eles no Substance Designer.


Depois da compra da Allegorithmic pela Adobe, o Substance Designer parecia meio esquecido, justo ele que na minha visão é a jóia da coroa, já que não existe outro programa no planeta que faça a mesma coisa.

O Substance Designer não é para gerar texturas, ele é um Soft para autoria de Shaders e as texturas são apenas a consequência, a principal diferença é que o Shader continua editável em qualquer lugar gerando novas texturas conforme os novos parâmetros adotados e ainda permite fazer isso em tempo real durante a execução de uma apliação interativa.

Com a proliferação dos programas para editar texturas por Nodes, cada um utilizando um sistema diferente, as pessoas podem usar o que atende a sua Pipeline pagando mais barato e se livrando do sistema de assinatura da Adobe, porém, agora eles deram um grande salto que torna o Substance Designer ainda mais essencial.

Inicialmente o Substance Designer aceitava apenas os padrões Metalic Roughness e Specular Glossiness, depois incluiram MDL, mas já era necessário aprender um novo sistema e mesmo conhecendo os 3 ainda não atendia a todas as aplicações.

Mais recentemente divulgaram a integração com o MaterialX, que exige um novo conhecimento e continua não atendendo a todos os sistemas de renderização.

Entretanto, agora eles desenvolveram um novo sistema, chamado Portable Shader Graph, que simplesmente traduz entre MDL e MaterialX, além disso também extrai os Shaders em OSL e GLSL a partir do MaterialX, desta forma é possível gerar o Shader trabalhando num gráfico no padrão MDL, visualizar em MaterialX e exportar para Real-Time em GLSL.

O objetivo da equipe da Allegorithmic é criar um novo padrão realmente único para integrar todos os existentes e tem tudo para dar certo, falta somente englobar o USD, da Pixar.

Acesse o artigo muito interessante da Allegorithmic clicando aqui.

Veja abaixo um vídeo mostrando a autoria de um Shader de Car Paint em MDL no Substance Designer.

Adminin   Campinas - AC

Faça o login para poder comentar

Andre Vieira Comentou em 03/07/2020 21:39 Ver comentário
Marcelo Baglione Comentou em 24/06/2020 21:43 Ver comentário
Andre Vieira Comentou em 02/04/2020 10:25 Ver comentário
Marcelo Baglione Comentou em 26/03/2020 15:22 Ver comentário
Adminin Comentou em 17/02/2020 08:02 Ver comentário

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707615.

Total de membros registrados: 135229

Últimos membros registrados: rauldossantossousa, adudis_, mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero, sanerreddie, Humberto1082.

Usuário(s) on-line na última hora: 1006, sendo 1 membro(s) e 1005 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.