A Allegorithmic publicou um artigo interessante sobre o problema de existiem tantos padrões de materiais no mercado e desenvolveram um sistema que permite integrar todos e ainda converter entre eles no Substance Designer.
Depois da compra da Allegorithmic pela Adobe, o Substance Designer parecia meio esquecido, justo ele que na minha visão é a jóia da coroa, já que não existe outro programa no planeta que faça a mesma coisa.
O Substance Designer não é para gerar texturas, ele é um Soft para autoria de Shaders e as texturas são apenas a consequência, a principal diferença é que o Shader continua editável em qualquer lugar gerando novas texturas conforme os novos parâmetros adotados e ainda permite fazer isso em tempo real durante a execução de uma apliação interativa.
Com a proliferação dos programas para editar texturas por Nodes, cada um utilizando um sistema diferente, as pessoas podem usar o que atende a sua Pipeline pagando mais barato e se livrando do sistema de assinatura da Adobe, porém, agora eles deram um grande salto que torna o Substance Designer ainda mais essencial.
Inicialmente o Substance Designer aceitava apenas os padrões Metalic Roughness e Specular Glossiness, depois incluiram MDL, mas já era necessário aprender um novo sistema e mesmo conhecendo os 3 ainda não atendia a todas as aplicações.
Mais recentemente divulgaram a integração com o MaterialX, que exige um novo conhecimento e continua não atendendo a todos os sistemas de renderização.
Entretanto, agora eles desenvolveram um novo sistema, chamado Portable Shader Graph, que simplesmente traduz entre MDL e MaterialX, além disso também extrai os Shaders em OSL e GLSL a partir do MaterialX, desta forma é possível gerar o Shader trabalhando num gráfico no padrão MDL, visualizar em MaterialX e exportar para Real-Time em GLSL.
O objetivo da equipe da Allegorithmic é criar um novo padrão realmente único para integrar todos os existentes e tem tudo para dar certo, falta somente englobar o USD, da Pixar.
Acesse o artigo muito interessante da Allegorithmic clicando aqui.
Veja abaixo um vídeo mostrando a autoria de um Shader de Car Paint em MDL no Substance Designer.