Apesar da simulação de fluidos ter avançado muito nos últimos anos, nem tudo é possível reproduzir com realismo, mas agora exibiram uma técnica que usa 3 tipos de partículas e consegue representar efeitos mais complexos.
Veja abaixo o vídeo publicado pelo Two Minute Papers sobre a nova técnica de simulação de fluidos desenvolvida por pesquisadores das universidades de Stanford e Shanghai.
Apesar da simulação de fluidos ter avançado bastante nos últimos anos, nem tudo é possível reproduzir com realismo porque é muito expensivo calcular a quantidade de partículas necessárias para criar os detalhes finos.
Anos atrás apresentaram uma técnica que utiliza vários tipos de partículas conforme a posição delas no líquido, as que ficam nas bordas são menores para gerar os detalhes finos.
Agora exibiram a evolução desta técnica usando três tipos diferentes de partículas, uma para o volume do líquido como sempre foi feito, outra que recobre todo o volume para imitar os efeitos de tensão de superfície e um terceiro grupo nas bordas para reproduzir os filamentos e respingos com realismo.
Por enquanto ainda é demorado para calcular, em alguns testes simples chegou a levar 2 minutos por Frame, mas eles vão otimizar e acelerar por GPU para o sistema conseguir simular mais rápido e até em Real-Time.
Você pode ter mais informações sobre o Paper clicando aqui.