A Unity Technologies anunciou a compra da Ziva Dynamics, empresa desenvolvedora de Plug-ins para simulação de personagens no Maya (Ziva VFX) e mais recentemente para animação facial baseada em inteligência artificial (AI).
A atual disputa entre os principais Engines de Games me lembra com saudades das boas disputas que ocorreram entre os Softs 3D há 20 anos atrás e depois a disputa dos renderizadores há cerca de 12 anos.
Depois da Epic comprar sites, repositórios e várias empresas de alta tecnologia em personagens e VFX, a Unity realiza uma rodada de compras que do meu ponto de vista parece adquirir empresas mais estratégicas, mais conceituadas e com melhores posições no mercado.
A Epic comprou a Quixel, que foi uma grande jogada, depois comprou as empresas que permitiram o desenvolvimento do Meta Human, mas gastaram dinheiro em sites como SketchFab e ArtStation.
A Unity não gastou com sites e comprou simplesmente uma das melhores produtoras do mundo, a Weta Digital, comprou o melhor programa de modelagem de vegetações do mercado, o SpeedTree, sem contar outras empresas como Pixyz e SyncSketch, agora adquiriram uma das tecnologias mais avançadas para animação facial que está sendo desenvolvida pela Ziva e foi apresentada no final do ano passado.
A Ziva era conhecida pelos Plug-ins para simulações de corpo inteiro no Maya (Ziva VFX), mas em Novembro do ano passado eles apresentaram o ZRT Face Trainer, um sistema de inteligência artificial que foi treinado com 15 TB de rostos de atores escaneados, permitindo expressar mais de 72 mil formas faciais em qualquer Mesh de rosto que o usuário carregar no sistema.
A não ser que você seja um ator ou pague um, é muito melhor usar um sistema de AI que anima o rosto como quiser com perfeição dramática do que capturar suas próprias expressões faciais em Real-Time, é isso que o ZRT Face Trainer faz.
Veja abaixo o vídeo publicado pela Unity anunciando a aquisição da Ziva e em seguida o vídeo que a Ziva exibiu em Novembro passado demonstrando o ZRT Face Trainer.