Site: http://www.scriptspot.com/3ds-max/scripts/mesh-fixing-tools
O Mesh Fixing Tools é um Script para o corrigir problemas de uma malha 3D automaticamente no 3ds max, ele oferece três métodos modernos de correção desenvolvidos entre 2009 e 2013 por grandes cientistas da computação gráfica que apresentaram os seguintes Papers:
A lightweight approach to repairing digitized polygon meshes, desenvolvido por Marco Attene em 2010.
Robust inside-outside segmentation using generalized winding numbers, desenvolvido por Alec Jacobson, Ladislav Kavan e Olga Sorkine-Hornung em 2013.
Fast, Exact, Linear Booleans, desenvolvido por Bernstein G. e Fussell D. em 2009.
No Script estes métodos aparecem como Meshfix, Winding Numbers e Cork Library.
O Meshfix é o mais rápido e o mais indicado para resolver os principais problemas na geometria como vértices ou faces duplicadas, o Winding Numbers é melhor para lidar com várias partes desconectadas e o Cork Library é usado para ajudar a mesclar formas complexas.
Veja o vídeo de exemplo abaixo: