Vamo lá:
Pessoal, tô feliz que este papo tá rendendo! Olha que isso podia até virar um grupo de estudos, hein?! (IMPORTONS E IRRADIANCE PARTICLES)
Continuei fazendo testes com Importons (vou deixar IP um pouco de lado, e depois tentar dar uma fuçada - pelos testes até agora, parece que está um pouco cru ainda, demora para ter bons resultados, difícil de setar).
Fiz uns testes para comparar tempos de render usando apenas GI + FG e usando GI + Importons + FG. Levando em conta só o render, eles se equivalem, conseguindo até poucos segundos a menos com uso de Importons.
Desta forma, com o uso de Importons, eu posso atirar milhões na cena, sem pesar na memória, e isso me possibilita diminuir consideravelmente o raio dos photons (até 10X mais!). Deste modo, eu desonero bastante o cálculo de Final Gather, que acaba demorando bem menos.
Então o balanço fica assim: para calcular o GI usando Importons, como se possibilita usar milhões deles (15, 20, 30 milhões...) o cálculo de GI é BEEEM mais demorado, mas este BEEEM mais demorado é: 5min, 6min, 8min (testado em Q6600 e notebook HPDV7 3085 - i7 - 1.6ghz)
Porém, o cálculo de Final Gather se reduz para metade, um terço, dependendo da configuração de raio dos photons que se usa no método tradicional.
Fiz 2 testes, em que posto as imagens abaixo, numa cena com geometria complexa, feita com o greebles. Fiz com o notebook HP citado acima.
Primeiro teste:
GI - Photons - 30.000.000 !
Importons - Trace Depth - 4 / Density 0,9
Final Gather - 250 rays / Density 0,5
GI - 6minutos
FG - 2minutos
RENDER - 8:14s
Segundo teste:
GI - Photons - 1.500.000
Final Gather - 250 rays / Density 0,5
GI - 15segundos
FG - 5:38s
RENDER - 8:30s
Como estou no note e a tela não é tão boa, só postando agora eu vi a diferença de qualidade da imagem com IMPORTONS: nesta imagem, os PHOTONS puderam ser setados com o raio 10 vezes menor do que na cena usando o tradicional GI + FG.
Há mais contraste nas áreas e reentrâncias pouco iluminadas (nas bordas da imagem) usando Importons, enquanto na outra imagem, como os photons tem o raio 10X maior, há menos contraste entre claro e escuro, e as áreas pouco iluminadas continuam com aquela iluminação sem tanta diferenciação.
Vejam se notam isso também.
Agora, o revés:
Comecei a fazer testes com cenas de trabalho, em alta resolução, que demoram 1:30, 2:00horas de render, e até agora, as cenas com Importons estão demorando mais de 30 minutos a mais.
Preciso refinar os testes e testar em mais cenas para ter um parecer melhor, mudar as configurações de importons e tals.
O bom, pelo menos, é que ainda não tive um crash, testei em cenas com mais de um milhão de polígonos, com tapetes (grassomatic) e funfa legal. O cálculo de GI demora 7, 8minutos.
abrçs!