Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

netiquinho   São José Do Rio Preto - AC
Quintino3D   Blumenau, SC - AC
Joao   Itapetininga-SP - SP
conti   Londrina
leandro nicolaci   São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

Bruno Souza   Brasília - DF
caio   fortaleza - CE
irenapalermo   españa - PR

GRUPO DE ESTUDO: Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 29/07/2004 07:45

falai Lephreshawn,blz? bem vindo ao forum... então cara...o FG não suaviza nada mais do q o GI...e dependendo da configuração...e shaders...suaviza o ambient occlusion...pelo menos do shader arch design...se vc habilitar essa opção... então isso não tem a ver...mas o metal lume tem opção de qualidade....mas não entendi oq vc quis dizer quanto a altura e etc... explica ai denovo...pra eu tentar ajudar.. mas um conselho...se vc tiver o max 9...use o arch design...q tem tudo isso q vc quer... abraços
Opa Marco ! Valeu cara Por acaso temos duas imagens com duas alturas refletidas diferentes: A primeira, esta no ultimo post do Andre Vieira, observe que nos reflexos da imagem da sala, as alturas refletidas da mesa de centro, janelas etc, estao menores que o objeto real. A segunda, esta no ultimo post do Marcelo Guarrata, note que os reflexos tem a mesma altura dos objetos (simetria perfeita), porem nao tem o blur (veja as esquadrias do fundo). Eu sei que no Metal Lume, temos o parametro de samples, pra suavizar a granulacao e alem disso o FG... Valeu ae a disposicao!
pode crer...nunca reparei nisso...num achei os topicos...se vc puder passar os links... outra coisa...o andré fez um shader bem legal de metal..q tem blur tb se quiser...e ambient occlusion tb..é bem legal.... ta aqui nas paginas de trás...tenta usar ele...é só copiar o código...e salvar como .mi e colocar na pasta do mental ray no autoload shaders (se não me engano chama assim) abraços
Opa Eu eh que fui pouco especifico, As imagens que falei, estao na pagina anterior a essa, a 52 http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=6743&postdays=0&postorder=asc&start=765 Vou ver o shader Valeu mesmo o feed Se alguem puder dar esse norte do reflexo com blur, fico agradecido.
Oi gente! Esta é mais uma tentativa de iluminação com o mr. Só consegui suavizar a cena, e toscamente, com valores altissimos. Como referencia de medida as paredes tem 15 unidades genericas de dimensão. Aguardo anciosamente a ajuda de vcs. abraço
Oi Lephreshawn, o lance q você ta falando acontece porque o Metal da Lume vai fazer reflexões mais precisar, no mundo real as reflexões dependem de angulo e posição, por isso os reflexos do Metal saêm desse jeito, se testar o DGS vai ficar assim também, por é assim q reflete na realidade. Espero q tenha entendido. Abraço p/ tí e seja bem vindo ao nosso grupo de estudo.
Opa Caio, Valeu mesmo, e concordo sim que o MetalLume, tem o seu calculo (que eh fisicamente correto) para o desfoque de reflexo proprio da superficie metalica, sem duvida ha esse comportamento da reducao do simetrico. Todavia tem outros materiais que refletem com blur e simetria exata, observe ao seu redor e com certeza vc vai ver. Nao posso deixar de citar essa ultima imagem postada pelo Marcelo Guarrata, onde a altura das cadeiras no reflexo, eh a mesma das cadeiras reais, e com desfoque de distancia. Ja baixei e experimentei os shaders Deriver e ReflectionUtility, mas nao encontrei parametro que busco. So espero que seja possivel no MR do Max8, esse recurso, senao continua no post que pra mim eh sem graca :| Mas obrigada[i:68726e7cd6]ss[/i:68726e7cd6]o ae pelo toque, quem sabe um dia esse velho duende possa retribuir... Valeu!
"...a procura da batida perfeita..."
Entendo o que quer dizer, eu acho que para obter uma reflexão "simétrica", só vai conseguir com o raytrace nativo do Max mesmo, e o reflect/refract p/ fazer borrado, a não ser que exista algum shader do mental ray que não vai fz esse "decay" do reflexo, mais se existe eu desconheço esse shader.
Bom, é verdade, na imagem do Marcelo Guarrata o chão esta refletindo a cadeira do jeito que eu imagino que você deseja fazer, mais foi mais ou menos por aí que eu quiz dizer no primeiro post, essa redução ocorre de acordo com o angulo da superfície e leva em conta também a rugosidade da mesma, isso só não vai ocorrer em materiais extremamente polidos. Por isso as vezes ocorre uma redução tão pequena que fica impossivel notar a diferença, as vezes é justamente o contrário. Enfim, posso estar falando besteira aqui, mesmo porque eu não tenho nem uma apostila de física aqui por perto, mais tire algumas fotografias de ambientes reais, analise os materiais, angulo e distancia da camera, seria um bom exercício. Você disse que esta iniciando no mental ray, no fundo eu acho que você só não acostumou ainda com a maneira como as propriedades dos materiais são tratadas no render, pode levar um tempo mais você vi se acostumar, eu acho. hehe abraço, e boa sorte na sua busca por respostas.
Marcelo Guarrata: gostaria muito de poder te ajudar em seus testes, mas sou aprendiz também, então fica difícil, e ainda como uso outra unidade, dica mais difícil ainda, tentei fazer um teste com outra unidade, não consegui, deu tudo errado, então não mudo a unidade que sempre fui acostumado a trabalhar. Não estou tendo problemas para suavizar minhas cenas, claro que não estou considerando ainda os tempos de render, por enquanto só estou preocupado com a qualidade. Bem, sei que não te ajudei em nada, mas quem sabe um dia eu consiga. Abraços.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 527, sendo nenhum membro e 527 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.