GRUPO DE ESTUDO: Técnicas de Iluminação (Fakeosity)

Por: Adminin  

Em: 20/09/2004 22:54

Oi gente, Jorge Augusto: Não vou poder enviar nada. Meu MAX trava meu PC quando insiro, justamente, luzes. Já reinstalei mas continua. Estou pensando numa maneira de contorna a situação. Alberto Raposo: A cena tá ficando beleza, gostei mais daquela mais escura. Apenas duas observações. Pela janela parece que a casa tá viajando em dobra espacial, tipo janela da Interprise. :D A segunda é a luz emitida pelos abajus, acho que deveria ter uma cor amarelada por causa da saia (não tenho certeza do nome, essa coisa amarela do abaju). Não falo sobre a iluminação de cima, que sei que tem um burado e deixa passar a luz, falo da lateral. Um abraço a todos.
Ewerton "O homem prova seu valor por meio de seus atos."
e aí alberto raposo, blz??? ahei legal a primeira cena com os abajures, o efeito ficou bem interessante. só acho que o céu está parecendo uma chuva de meteoros. mas está legal. Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Fala pessoal :D é...a foto de fundo é uma foto de estrelas tirada em longa exposição, o que fez com que as estrelas ficassem com um pequeno rastro. Mas a intenção era apenas de não deixar um fundo branco. Ou seria o fim do mundo com uma chuva de meteoros?? :00: :D Ewerton, eu já tinha reparado nesse lance da luz do abajour na parede, mas vou deixar assim, primeiro pq eu já num guento mais mexer nessa cena hehe, e em segundo, que ela já deve ter mais de cem lâmpadas, contando com o domo de luz... já tá mei chata de mexer. Mas valeu pela dica, e parabéns pela observação apurada :D
Fusca 1.0 alcool, 89, farol de milha (agora com roda gaúcha e toca fitas!!)
Oi gente, tudo bem? Eu acho que o pessoal que quer participar tem no mínimo ter o trabalho de ler a mensagem inicial sobre o tópico, porque não consigo entender como não percebem que é um tópico sobre iluminação padrão no Max, e não deve usar nenhum tipo de renderizador com GI, no próprio nome do tópico está especificado isso, não consigo entender, vou começar a deletar as postagens que usam GI. Alberto, curti muito os retoques que deu na sua cena, viu como a iluminação parece que realmente sai do abajur agora? Agora queria aproveitar para te dar outra dica. Creio que usou um Gradient no Self Illumination do material da capa do abajur, certo? Deixou a cor do meio bem clara e as das pontas mais escuras, criando esse efeito de translucência, certo? No mundo real a translucência depende da quantidade de material que a luz tem que atravessa de acordo com a visão do espectador, então na borda da capa do abajur o efeito é bem mais suave que no centro, pois pela vista da câmera, na borda tem mais tecido para iluminar, não ficando tão claro como no centro, que da vista da câmera é apenas uma camada de tecido, entende? É bem fácil corrigir isso, coloca um Falloff na cor do meio do gradiente, a cor clara, no Falloff você coloca na primeira cor a mesma cor clara que estava usando no gradient, e na segunda cor do Falloff você coloca uma cor um pouco mais clara que a mesmo cor que estava usando nas pontas do Gradient, assim o efeito é gerado mais no centro que nas bordas, ficando mais real. Abraços
Olá pessoal, Ligia e Sandro, muito obrigado pelas dicas, já fiz algumas evoluções, a qualquer momento vou tentar colocar no cenário de estudos o que aprendi, me desculpem se não entrei em contato antes, outro dia tentei, mas acabei apagando o que havia escrito da primeira vez, porisso as carinhas vermelhas de vergonha, forte abrço a todos.
tresd1, valeu pela dica de shader cara, não é todo dia que agente aprende uma dessas. Agora eu to meio apertado pra mexer naquela cena, mas qdo sobrar um tempinho eu vou dar uma olhada nesse lance aí. Valeu
Oi Alberto, tudo bem? Fico feliz que gostou, dá uma tentada depois que vai ver como funciona, é facinho, o Falloff é um mapa muito poderoso, resolve em muitos casos, esse é um deles, mas segundo esse exemplo pode pegar o jeito de usar também em outras situações, como tecido por exemplo, ele é muito útil para dar aquele aspecto desbotado que é criado no tecido quando olhado paralelamente, ou no piso, para gerar aquele efeito de refletir mais quando olha paralelamente do que quando olha perpendicularmente, ou mesmo em vidros, um vidro não fica legal sem Falloff, porque nas bordas a transparência é menor devido a maior quantidade de vidro em relação a vista da câmera. Fuça nele ai que vai adorar esse mapa. Abraços
Bom, eu dei uma tentada, só quenão fico aquelas coisas, pois eu não manjo muito de mexer no max, pois mexo nele a 2 meses só... ...mas faze o que, ai vai. http://skajunior.sites.uol.com.br/img03.jpg - qualquer problema aperte F5 Valeu pela atenção !!! Edson
Edson Junior Portfólio: www.ejsite.com
uhuuuuuuuu, num sabia que refresh é f5! legal a iluminação, os tons de azul mixados, mas interiomente esta escura, la fora esta bem claro, não? acho que podia ser mais claro dentro, ou mais escuro la fora... flw aew
P2 350mhz 196mb video onboad 8mb http://andreisperid.vila.bol.com.br
Ficou bacana, mas tá faltando luzes na sua cena, luzes estas que simulariam a iluminação global. Seriam luzes opostas à luz mais forte, porém com multiplyer bem mais fraco. Dá uma olhada nos wire que o pessoal andou postando e verá essas luzes. No meu caso, eu criei um domo dentro do apartamento, fakeando a radiosidade. Isso vai dar mais realismo a sua cena, e menos dramaticidade

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710370.

Total de membros registrados: 137791

Últimos membros registrados: lupym, jramrls, Genevievebonds, sugardefenderprijs, pokebal02, Pokebal026, LipozemSouthAfricaReview, fernandadias371.

Usuário(s) on-line na última hora: 524, sendo 28 membro(s) e 496 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Daniel Monteiro, Leonardo, Junior Almeida, m.schnaider, TadeuB79, Celso Borttoloto, emersonforentin, Sergio1987, rafaelgmarotta, Eng Damasceno, mastermax, DeividRobert, Reinaldo Silva, Duda, João Von Rondow, billypaul, Le_Andro, lupym, rabellogp, Roberto Movanni, Gabriel.C, Geraldo Nunes, Osvaldo Arquiteto, Carlos E. Nogueira, Adalberto Batista, Gibran Farfud, ricardo duarte, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.