Oi gente, tudo bem?
Eu acho que o pessoal que quer participar tem no mínimo ter o trabalho de ler a mensagem inicial sobre o tópico, porque não consigo entender como não percebem que é um tópico sobre iluminação padrão no Max, e não deve usar nenhum tipo de renderizador com GI, no próprio nome do tópico está especificado isso, não consigo entender, vou começar a deletar as postagens que usam GI.
Alberto, curti muito os retoques que deu na sua cena, viu como a iluminação parece que realmente sai do abajur agora?
Agora queria aproveitar para te dar outra dica.
Creio que usou um Gradient no Self Illumination do material da capa do abajur, certo?
Deixou a cor do meio bem clara e as das pontas mais escuras, criando esse efeito de translucência, certo?
No mundo real a translucência depende da quantidade de material que a luz tem que atravessa de acordo com a visão do espectador, então na borda da capa do abajur o efeito é bem mais suave que no centro, pois pela vista da câmera, na borda tem mais tecido para iluminar, não ficando tão claro como no centro, que da vista da câmera é apenas uma camada de tecido, entende?
É bem fácil corrigir isso, coloca um Falloff na cor do meio do gradiente, a cor clara, no Falloff você coloca na primeira cor a mesma cor clara que estava usando no gradient, e na segunda cor do Falloff você coloca uma cor um pouco mais clara que a mesmo cor que estava usando nas pontas do Gradient, assim o efeito é gerado mais no centro que nas bordas, ficando mais real.
Abraços