Oi Harley, tudo bem?
Fico contente de ver a sua postagem, já estava com saudades, mas é bom saber que estava trabalhando bastante.
Sobre o Unigine, não é Free não, muito pelo contrário, custa o olho da cara e a versão mais Top nem preço tem. rsrsrsrs
Pedem para entrar em contato!!
A versão normal custa 10 mil dólares.
As diferenças para o Unreal são grandes, começa pelo Voxel GI que produz GI Real-Time, coisa que o Unreal ainda não faz e o Unity faz desde a versão 5.0.
Eu nunca usei, mas pelos vídeos dá para perceber que tem ótimos recursos gráficos, a interface é parecida com o Unity, mas não sei se tem programação por Nodes igual o Unreal.
Sinceramente, se o Unity implantar programação por Nodes eu volto a estudar ele, mas na área de maquete todo mundo adora o Unreal.
Eu não sei o que acontece com o pessoal desta área, eles encanam num determinado Soft e dai não importa mais nada, aconteceu isso com o V-Ray, agora com o Lumion e com o Unreal.
Certamente o Unigine serve para criar Games também, pois usam em simulações de aviões e estações espaciais, parece que é um baita simulador, mas o objetivo da Engine é mais voltado para atender grandes empresas de engenharia.
Fico feliz da vida de saber que pretende entrar no mercado de impressão 3D, pois realmente tem ótimas oportunidades nesta área e posso te dar mais algumas idéias além das que já tem.
Fazer coisas para entretenimento rendem bem menos do que fazer coisas que permitem a pessoa ganhar dinheiro com aquilo, é o caso de maquete e modelagem de personagens por exemplo, maquete o cara vai vender para alguém e personagem nem tem mercado.
Então, pense em fazer coisas com a impressora que vão ajudar quem ganha dinheiro com a impressão daquele objeto.
Os exemplos são muitos, você pode imprimir protótipos de várias áreas como jóias, peças, decorações, acessórios, modes para várias coisas como golas de gesso, objetos de decoração de cimento ou resina, arabescos, etc...
Mas uma boa idéia é criar placas em diversos padrões diferentes para usarem na construção civil e decoração, por exemplo, uma placa com o aspecto de pedra para o cara reproduzir a pedra na parede de alguém.
Um cara de portugal estava tentando fazer um exemplo disso com o Max e eu ajudei ele, no final ele postou uma foto de um teste de impressão do padrão.
É a última mensagem desta página:
http://3d1.com.br/forum/tira-duvidas/perguntas-de-maquete-eletronica/95096/6O melhor de tudo é que depois de fazer o padrão de uma única placa dessa, você poderá vender o mesmo para centenas de pessoas pelo Facebook, enquanto que o modelo de uma pessoa é só para ela.
Neste caso é melhor escanear com fotogrametria usando o celular e um programa como o Zephyr para gerar a malha 3D texturizada, dai é só fazer uns ajustes no Z-Brush e mandar imprimir, vai poupar um bom trabalho de modelar cada pessoa.
Pensa nisso, não quero te desanimar da sua idéia original, muito pelo contrário, quero que você se dê muito bem e por isso achei importante te falar desta outra perspectiva que pode não ter pensado ainda, no mínimo é mais um serviço que poderá fazer com a impressora.
Sobre a transferência das animações para vários esqueletos, chamam de Retargeting, é tranquilo, no Max você pode fazer o remapeamento de um esqueleto para o outro com o Retargeting Rollout, que abre quando você carrega uma animação pelo menu Animation > Load Animation, no Open Dialog tem o Edit Mapping para fazer o mapeamento de um esqueleto no outro.
Mas se vai usar nas Engines de Games, elas tem seus próprios recursos de Retargeting, a documentação dele no Unreal fica neste link:
https://docs.unrealengine.com/en-us/Engine/Animation/AnimationRetargetingSobre os modelos que postou em anexo, parabéns, estão muito bem modelados!
OBS: Um membro do fórum postou uma mensagem convidando pessoas para participar do Game que estão desenvolvendo, não sei se você tem interesse, a mensagem dele está neste link:
http://3d1.com.br/forum/tira-duvidas/perguntas-de-computacao-grafica/98748Abração e tudo de bom.
André Vieira