Essa ai bate na ferida em, eu penso que so a gente se valorizando cobrando o justo e que um dia a gente vai ter o valor reconhecido.
Quando iniciei os estudos por conta da facul, lembro de ter lido na sei se foi aqui ou em outro lugar, um profissional cobrando 750 uma imagem um cara indagou dizendo se nao era caro demais, o profissional respondeu que a imagem era de graça o que ele estava cobrando era o tempo que ele ficou sentado na frente do programa para enterder ele, achei isso muito legal pois e o que realmente interessa.
Quanto a valores fixos depende de cada região mais salarios bons acho que so em empresas que encontram se solidas no mercado vao pagar.
Quanto ao freela da para fazer um salario ledal depende do contato e o nivel do conhecimento tem muita gente boa fazendo a mesma coisa por isso que o preço cai, nim guem quer perder o serviço, o ideal e ter alguns contatos caseiro ao qual voce da sempre prioridade para pegar o serviço, acredito que chegue facil 5mil mes trabalhando normal.