Necessidade mesmo nao tem nenhuma, poderia ser feito em qualquer um dos 3 pacotes de software 3d, mas o que queriamos era flexibildiade no pipeline de trabalho. Queriamos usar o melhor de cada uma das plataformas, no caso do XSI eu cheguei a fazer um Rig pro tuba mas nao tive tempo de animar. O XSI fez a ponte do lightwave para o 3dsmax, porque o nosso renderfarm eh baseado em max e o piolla mexe no lightwave, ele rigou e modelou tudo no lightwave, onde ele domina a ferramenta. O lightwave assim como o xsi tem a facilidade poder pegar um rig pronto e passar pra outro modelo sem problemas entao , como ele mexe no lightwave precisavamos de um jeito de integrar o lightwave no 3dsmax, onde foi tudo renderizafo.
No caso do zbrush , eu usei ele pra todos os mapas do shader dos tubaroes, tudo foi pintado nele, nao só normal, bump, cavity e etc. As texturas também foram pintadas com o zbrush.
Por causa dessa combinação é que 2 pessoas fizeram 8 mil frames em 3 semanas nessa qualidade, sem o XSI nao seria possivel a maior parte da integração. Acho até que ele foi subtuilizado mas com o prazo tão apertado nao era possivel muito mais do que fizemos.
A gente vai trazendo a tona tudo que der até podermos postar um mateiral aqui pra vcs.
vlw !!!