Oi gente, tudo bem?
É verdade que o Max sempre recebe as inovações depois dos outros dois grandes softs de 3D, que é o Maya e o XSI.
Mas isso é normal, porque sempre foi assim, não é de hoje que a Autodesk atrasa a vida dos usuários de 3ds max.
Mas depois o Max sempre recebe estes recursos, demora mas recebe.
A questão é que o Maya e o XSI são mais usados em cinema, então, é normal que as coisas de ponta saiam primeiro para eles.
O Max é o programa 3D mais popular do mundo, é o mais usado do mundo e é aplicado em muitas áreas, de cinema até arquitetura.
Ninguém usa o Maya ou o XSI para arquitetura.
Então, é normal este procedimento da Autodesk, eu não acho legal e não apoio, mas quem usa o Max desde a versão 1 sabe que sempre foi assim.
Sobre o direcionamento do Max para arquitetura, é verdade que estão direcionando, acho que até com o objetivo de retirar o Viz do mercado, porque ele não serve para nada mesmo e ganhariam mais vendendo licenças de 3ds max para os arquitetos e engenheiros.
Mas isso não significa que o Max vai deixar de ser um soft para vídeo, até porque ele foi feito para isso e se for mudar tem que escrever outro soft, já que ele não aceita CMKY, não renderiza em 300 DPI, não se adapta a diferentes unidades de medida nem nada disso.
Um amigo me disse estes dias que nas revendas o pessoal está instruido para indicar o Max para design, arquitetura, visualização de produtos, grames e também para produção de vídeo.
Só indicam o Maya para cinema, que é um mercado infinitamente menor do que o do Max.
Eu estou começando a achar que a Autodesk comprou o Maya para não deixar ele entrar no mercado que o Max sempre dominou, como games e arquitetura.
Acho que pretendem restringir a atuação do Maya no mercado de cinema e deixar arquitetura, games e produções de vídeo para o Max, como sempre foi.
Se for ver a lógica da Autodesk, se eles tem um soft que faz a mesma coisa do que um soft que eles compraram, normalmente eles dão preferência para o soft dele e não para o que compraram.
Só quando eles não tem um soft que faça a mesma coisa do soft que compraram, que eles dão total prioridade para ele.
No começo eu fiquei preocupado com isso, mas agora estou mais tranquilo e entendendo melhor a estratégia da Autodesk, quem vai sair perdendo é o Maya, sou capaz de apostar.
Agora, sobre as novidades do Max 10, nas primeiras coisas que soltaram só falava de alguns poucos recursos e sempre voltados para arquitetura.
Mas agora que está próximo do lançamento, estão mostrando mais novidades e muitas para o mercado de produção de vídeo, como prova este vídeo e esta notícia que o Zion postou.
Eu adorei o vídeo e adorei as notícias, porque me deixa mais tranquilo sobre a direção que o Max está tomando e também por ver as novidades que terá no Mental Ray.
Como sempre falo, não tem muita novidade para adicionar no Mental Ray, porque ele já faz de tudo.
Então, na verdade nada é novidade, tudo são Shaders que escreveram e que já poderiam ter escrito desde o Max 6, muitas vezes outras pessoas já escreveram e tem para download na internet ou mesmo aqui na 3D1.
Na semana passada eu postei o Shader Irradiance Matte, que é para composição e faz o mesmo que o Shader Mip_MatteShadow do Max 10.
E durante as próximas semanas eu vou postar outros Shaders de composição para o pessoal poder usar estes recursos em qualquer versão do 3ds max com Mental Ray.
Eu vou testar o Max 10 amanhã e dai posto um comentário sobre as novidades aqui para a galera.
Abração