Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Ale   Joinville SC - AC
EvandroGP   Paraná - PR
Lince   Farroupilha - AC
Ozzykratos   Brasília - AC
renatoconti   Londrina - PR - AC

Portfólios Ver Mais

Railson   caxias/MA - AC
MarcioBottega   Capão da Canoa-RS - RS
jhonattanwerner   Dois Vizinhos PR - AC
juniormaccedo   rio de janeiro - AC

Renderização Quântica

Por: Marcelo Baglione  

Em: 24/05/2018 22:26

Andre, boa noite,

Tenho acompanhado com atenção e muito entusiasmo as mais recentes publicações que você vem nos brindando, especialmente em relação ao rumo transrevolucionários da renderização Ray Tracing em Real-Time, como na publicação O Futuro Chegou.

Minha pergunta é uma expeculação que acho que faz sentido e que em algum dado momento, o processo de renderização caminhará por uma senda que hoje poderia ser inimaginável, inalcancável. Não sei quando, mas creio que ela virá à a tona como uma realidade em algum fase do futuro, ainda neste século.

A computação quântica e a criptografia quântica não são mais tendências: é uma realidade em curso, assim como a nanotecnologia.

Minha pergunta. Podemos pensar, em algum Turning Point do amanhã, num processo de "renderização quântica", onde a velocidade é praticamente estúpida, eliminando - de vez- inúmeros inconvenientes?

Andre, pra ser bem sincero, eu nem sei o que estou dizendo; é febril, tá? Mas você já leu ou farejou isso, tal qual um cachorro cibernético aficionado em informações de ponta?

Como estou mais viajando do que redigindo o Futuro do Futuro, não custa nada ser arrojado no jogo de ver o amanhã, até porque a Internet Quântica já é uma linha de estudo e pesquisa. No entanto, uma Internet Quântica está diretamente ligada - é claro!!! - à computação quântica.

O que você acha?
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

P.S.: A foto de ilustração é do Pai da Computação e da Inteligência Artifical, o matemático e criptógrafo britânico Alan Mathison Turing (1912-1954).
Andre, boa noite. Agora que me veio que terei, impertivamente, que jogar parte desta postagem ou no mínimo a ideia, no Futuro do Futuro porque tem tudo a ver com a tônica do grupo.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

P.S.: A ilustração é a Máquina de Turing, a "máquina" ou o arquétipo do computador moderno.
Primeiramente, não me é todo dia que agracia à leitura de tal verve... Certamente que, a elevação da volição do Poeta, como Psicopompo, avizinha-lhe aos anjos.

Segundamente... Existe uma razão mais simples, mais nua, diria que até jus-naturalistica, ou até que seria mesmo a Verdade-de-Fato... Não resultante da mera matematica humana, mas da interação natural... Vc pode usar o seu Poder de Observação e criar uma serie de formulas matematicas, pra prever ocorrencias, fazer simulações mentais usando os resultados das formulas q vc criou, mas, na verdade, vc só teria feito um trabalho estatistico, mais ou menos brilhante ou preciso, sobre as coisas que ocorreram quando vc pôde observar o fenomeno... Vc só viu a expressão do fenomeno, e não a razão do fenomeno ser.. Então.. na verdade, só conheceu o "fim" do fenômeno... 

De fato, até hoje em dia, o que se fez na Ciencia Humana foi analogias... esse tipo de uso da inteligencia (do 'Poder de Observação', q eu mencionei acima..) humana, até o limite da inteligencia, usando a Matemática apenas, na compreensão do fenomeno, mas só apos ter visto, e nunca pensando em como isso veio a ser.... Por exemplo, eu posso calcular o movimento por segundo de um objeto caindo, e então criar uma formula matematica pra prever, com relativa precisão, como um objeto similar cairia, etc...

Mas essas 'coisas' n existem sozinhas... Na verdade são todas coisas bastante simples... Pensando de uma maneira meramente matematica, se poderia dizer que "tal", mas, o "tal" nunca vai ser a Verdade, só vai ser uma aproximação mais ou menos inteligente do que seria a Verdade de Fato... O que ocorre é que as Regras das coisas não são explicitas e diretas, as Regras das coisas são discretas e atuam de maneira evolucionaria... Na Verdade, os fatos complexos não são determinados por uma "regra complexa" (por exemplo uma longa formula matemática)... Os fatos complexos emergem de fatos simples... é isso o que ocorre de fato... 

Regras complexas Emergem de interações entre regras mais simples... O pensamento meramente matemático que se tem hoje em dia, não passa de uma redução artistica da compreensão do que seria de fato a Natureza das coisas.... 

As 'incertezas' da Fisica Quantica volta e meia dão indicativos da veracidade desse conceito de emergencia... 



Mas, o processamento com computadores-quanticos, pra renderizar as imagens, infelizmente acredito que não vamos ver na nossa geração... É coisa dificil de dominar intelectualmente e muito mais facil de se usar pra causar destruição... então esse tipo de coisa é um pouco utópica por enquanto... Mas as articulações de render GPU e GPU+CPU estão engatinhando nesse sentido eu acho... 





@edit: (Video), foi com esse carinha q aprendi esse conceito de 'emergencia' e tal.. Ví qdo eu tava estudando "automatos celulares" e tal :)... Palestra bastante bacana...

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Marcelo e Screaming, tudo bem?

Achei este tópico super interessante, tanto as observações dos dois como as imagens e o link para o artigo da internet quântica.

Eu penso que o gargalo da renderização já está se resolvendo com a nossa computação atual mesmo através de GPU, é um grande passo, levou 30 anos de 3D para chegar nisso, mas tem muitos outros gargalos que antes nem eram imaginados, como é o caso da renderização fotorrealista a 60 Frames por segundo em ambiente de realidade virtual, que usa duas telas ao mesmo tempo, e que exigirá cada vez mais detalhes.

Por enquanto as coisas em 3D são apenas uma casca de polígonos, mas tudo indica que a tendência é evoluirem para objetos com volumetria, a técnica para fazer isso são os Voxels e quanto mais o poder computacional avançar, menores serão estes Voxels, que fazem o papel dos átomos no mundo real.

Portanto, é possível imaginar que possuindo super computadores quânticos, que já estão sendo pesquisados há muitos anos, será possível chegar num grau de detalhes microscópicos nas simulações virtuais.

Este é um ótimo artigo sobre essa tecnologia dos Voxels: https://80.lv/articles/how-voxels-became-the-next-big-thing/

Já está neste nível com a nossa computação, imaginem onde pode chegar com computadores quânticos!

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, Fox, boa tarde. Ambos falaram e se complementaram, ok? Se você já se informou a respeito da criptografia quântica e da computação quântica - adiantando que é coisa de madeira de dar em doido - você constatará que isso não é mais ficção. Fox, não estou dizendo que esta possibilidade de renderização vai acontecer semana que vem. Especulo porque estou flexionando e dando vasão a estas possibilidades no tópico Futuro do Futuro. Como o realismo da texturização está tomando um rumo impensável há décadas, se os renderizadores estão rumando para um caminho de TI que está tornando o fotorrealismo algo cada vez mais acessível, por que não especular sobre a renderização quântica, hem? Não sou matemático ou fisíco, mas os artistas de um modo geral foram tão visionários que estão se aproximando da física quântica, do mesmo modo que a psicologia profunda ou Psicologia Analítica não pode existir sem que lhe seja inserida conceitos e compreensão em torno da física da antirrealidade.

Andre, vou ler o seu link. Acho que entendi um pouco e algo realmente formidável. Vou também, Andre, reorganizar isso e jogar lá no Futuro do Futuro - não tem como não expor isso lá.

Acho que estamos convesando, pensando, mesmo que de forma amadora, sobre coisas que poucas pessoas devem estar se ligando no mundo, viu?
Abração fraterna,

Marcelo Baglione

P.S.: A imagem que está ilustrando esta postagem é do gênio matemático hindu Srinivasa Ramanujan (1887-1920) que não teve formação acadêmica. Sua matemática estava avançada 100 anos da sua geração. Seus trabalhos são estudados até hoje como o que há de mais top neste campo do pensamento humano. Andre, Fox, tudo é possível quando o tempo é chegado e, principalmente, quando as pessoas cosmicamente designadas já está a postos.
Oi Marcelo, tudo bem?

Eu estou ficando contente quando você posta uma imagem antiga que eu sei quem é, o Ramanujan eu conhecia porque já vi documentários sobre ele, realmente foi uma mente fantástica e dizia que o conhecimento matemático que ele tinha não era dele, era passado para ele por um ser divino.

Sobre a questão da renderização quântica, eu entendo a objeção que o Screaming Fox fez, pois a renderização como conhecemos já está bem resolvida, tanto é que agora partiram para Real-Time, mas neste campo ainda tem muitos gargalos para resolver que a nossa computação não permite.

Esse sistema de Voxels que citei é o exemplo perfeito para corroborar a sua teoria de uma renderização super poderosa através de computadores quânticos e transferindo os dados por meio de pulsos de luz em vez de eletricidade, como estão pesquisando há muitos anos e já possuem protótipos funcionais, você me enviou alguns artigos sobre isso.

Quando elimina a face poligonal e forma o objeto através de minúsculos Boxes como se fossem pixels 3D, os objetos passam a ter volume de verdade e permitem efeitos antes impossíveis ou dificílimos de simular, mas exige uma super computação.
Hoje conseguem fazer estes Voxels com poucos milímetros, mas com apenas alguns objetos na cena, não um cenário complexo e perfeito, então, com super computadores quânticos poderiam utilizar Voxels ainda menores em cenários complexos.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Já estou contente com a possibilidade de render por GPU, que temos hoje. Então, o que teremos no futuro? Um Holodeck Como o de Star Trek the Next Generation?
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
"Certíssimo", como diria o saudoso Bezerra da Silva, Andre. Porém, Ramanujan não foi uma exceção. O químico alemão Friedrich August Kekulé Von Stradnitz (1829-1896), desenvolveu a estrutura do benzeno, a partir de um sonho, "onde ele viu uma cobra mordendo a própria cauda" que é, notadamente, um importaníssimo símbolo alquímico, Andre. Steve Jobs, também parece, teve forte influência da Ioga e seus mestres em sua transvrevolução na Era Digital. Nikola Tesla é outro exemplo de relação com influências... "insólitas".
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Estrazulas:
Já estou contente com a possibilidade de render por GPU, que temos hoje. Então, o que teremos no futuro? Um Holodeck Como o de Star Trek the Next Generation?
Parceiros Estrazula, boa noite. Cara, eu sou gratíssimo em ter uma NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti que embora não seja uma Brastemp, já é uma Brastemp. Mas como tenho um perfil visionário, faço esse tipo de proposição, ok?
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Até agora, foi como eu imaginei... Sua fronte certamente reflete à luz do Numen das estrelas...

Eu gostaria q vc falasse mais sobre isso... Se alguem me perguntasse, por exemplo "o que é Quantico?", eu não saberia dizer.. Tbm sobre às outras medidas, pra alem das 3 dimensões que nós vemos, nada sou capaz de dizer.. Eu aprendí um pouco sobre gimbal lock e tbm sobre quaternion, mas eu nunca consegui ver mais do que as nossas queridas e primeiras 3 dimensões (eu quase consegui ver uma vez... é um truque com água, vapor e uma construção grande como por exemplo um predio.. dá uma ilusão optica das mais incríveis!!)... 

Fala um pouco das coisas q seriam possiveis, e das coisas q não seriam possiveis, com a "renderização quantica" :)..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707504.

Total de membros registrados: 135160

Últimos membros registrados: JessicaSNR, Rova, djsoul, LETICIACRISTINA77, dumps23, ksanzvra, gigathccarts, Deidara026.

Usuário(s) on-line na última hora: 739, sendo 22 membro(s) e 717 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JessicaSNR, D2_Unrio, Reinaldo Silva, Junior, Lucas Reis, Moura, Ronaldo Junior, Nael181121, Abilio, cristian rocha da silva, Henrique Ribeiro, Rodrigosouza3D, Marceleza, gilson antunes, Le_Andro, ricardo duarte, nakan14, Fernando Cunha, Alexandre Longo, SaavedraCG, Marco Rocha, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.