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Recursos

Caustics Generator

Empresa: Dual Heights
site: www.dualheights.se

O Caustics Generator é um programa que cria imagens simulando o efeito de Caustics em superfície de água. As imagens são geradas proceduralmente e permitem reproduzir uma animação sem apresentar descontinuidade ou emendas. Pode ser muito útil para imitar este tipo de efeito para aumentar o realismo de espelhos d\'agua, piscinas e mares sem necessidade de calcular os Photons e gerar o efeito de verdade, que consome um bom tempo de render. Basta criar a animação do mapa com tons de cinza e usar nos canais corretos dos materiais ou nas luzes como mapas de projeção. O programa possui uma versão mais simples e gratuita, além da versão Pro com mais recursos e vendida comercialmente.
  2D, Efeitos, Texturização

Teste material - 3ds max 2010 - Linear Color Space

Compatibilidade: 3ds max 2010 ou superior

Técnica de iluminação: Linear Color Space

Utilização: Linear Color Space é uma nova técnica de iluminação, também conhecida por Linear Work Flow, se você trabalha com esta técnica, use esta cena para os testes.
Abra o arquivo no 3ds max 2010 ou superior, acesse o Material Editor e use o material \"Teste de Material\" para criar o seu material, em seguida, basta renderizar.
Caso deseje testar um tecido, retire do Hide o objeto \"Teste de Tecido\" e use o material \"Teste de Tecido\" no Material Editor para fazer o seu material.
Caso o material gere Caustics, basta habilitar o Caustics na janela Render Scene>Indirect Illumination. Mas luzes Area iguais as desta cena elevam o tempo de cálculo dos Photons. O efeito de Glare está configurado na cena, se o material criar um brilho muito forte, diminua a intensidade do material ou desligue o Glare na janela Render Scene>Renderer.

 

Teste material - 3ds max 2008 - Linear Color Space

Compatibilidade: 3ds max 2008 ou superior

Técnica de iluminação: Linear Color Space

Utilização: Linear Color Space é uma nova técnica de iluminação, também conhecida por Linear Work Flow, se você trabalha com esta técnica, use esta cena para os testes.
Abra o arquivo no 3ds max 2008 ou superior, acesse o Material Editor e use o material \"Teste de Material\" para criar o seu material, em seguida basta renderizar.
Caso deseje testar um tecido, retire do Hide o objeto \"Teste de Tecido\" e use o material \"Teste de Tecido\" no Material Editor para fazer o seu material.
Caso o material gere Caustics, basta habilitar o Caustics na janela Render Scene>Indirect Illumination. Mas luzes Area iguais as desta cena elevam o tempo de cálculo dos Photons. O efeito de Glare está configurado na cena, se o material criar um brilho muito forte, diminua a intensidade do material ou desligue o Glare na janela Render Scene>Renderer.
 

Teste material - 3ds max 9 - Iluminação convencional

Compatibilidade: 3ds max 9 ou superior

Técnica de iluminação: Convencional (Old School)

Utilização: Abra o arquivo no 3ds max 9 ou superior, acesse o Material Editor e use o material \"Teste de Material\" para criar o seu material, em seguida basta renderizar.
Caso deseje testar um tecido, retire do Hide o objeto \"Teste de Tecido\" e use o material \"Teste de Tecido\" no Material Editor para fazer o seu material.
Caso o material gere Caustics, basta habilitar o Caustics na janela Render Scene>Indirect Illumination.
O efeito de Glare está configurado na cena, se o material criar um brilho muito forte, diminua a intensidade do material ou desligue o Glare na janela Render Scene>Renderer.

 

Teste de material - 3ds max 8 - Iluminação convencional

Compatibilidade: 3ds max 8 ou superior

Técnica de iluminação: Convencional (Old School)

Utilização: Abra o arquivo no 3ds max 8 ou superior, acesse o Material Editor e use o material \"Teste de Material\" para criar o seu material, em seguida basta renderizar.
Caso deseje testar um tecido, retire do Hide o objeto \"Teste de Tecido\" e use o material \"Teste de Tecido\" no Material Editor para fazer o seu material.
Caso o material gere Caustics, basta habilitar o Caustics na janela Render Scene>Indirect Illumination.
O efeito de Glare está configurado na cena, se o material criar um brilho muito forte, diminua a intensidade do material ou desligue o Glare na janela Render Scene>Renderer.

 

Mega TK

Autor: Pavel Ledin
e-mail/site: www.puppet.cgtalk.ru/download/shaders_p_e.shtml

Shader maravilhoso escrito por Pavel Ledin que oferece muitos recursos, na verdade é um pacote com vários Shaders.
O principal, chamado MegaTK, é um material com diversos modos de sombreamento (Blinn, Phong, Constant, Simple, Fur, Wet, Velvet e Ward), tem recursos de reflexos e refrações borradas, inclusive com anisotropia e derivação, permite criar brilho de materiais molhados, materiais para pêlos e cabelos, metal escovado, tecido, borracha, entre muitos outros.
Ele também tem Ambient Occlusion embutido, incandescência, Z-Buffer, Normal, recursos de otimização de Final Gather, reflexos e refrações, tem Path Tracing e ainda permite renderizar em elementos.
O Path Tracing é um outro método de GI que substitui Final Gather, Global Illumination e Caustics, ele é mais preciso e permite emitir luz com objetos para gerar GI e Caustics, mas é muito mais demorado e exige mais Sampes de Anti-aliasing, é como transformar o Mental Ray num render Unbiased.
Quase todos os outros Shaders do pacote são para trabalhar em conjunto com o MegaTK, que também pode ser usado sozinho, mas tem Shaders para luzes, lentes, operações matemáticas, controle de Irradiance, controle de Rays, Motion Blur, sombras, para escrever G-Buffers e até para exportar em EXR, o HDRI da ILM.

Tipo de Shader: Material Shader
Compatibilidade: 3ds max 8 ou superior
  Material

Is Mat Irradiance

Autor: Igsiv
e-mail/site: [email protected]

Ótimo Shader escrito por Igsiv que permite ajustar as configurações de Final Gather, GI (Photons) e Caustics individualmente em cada material. É similar ao CTRL Irradiance, mas foi escrito exclusivamente para o 3ds max.
É ideal para ter um controle maior sobre cenas complexas e ganhar muito tempo de render.
O Shader também oferece um recurso interessante chamado Fast Sky Light que multiplica a oclusão do Final Gather por uma cor para simular a luz emitida pelo céu.

Tipo de Shader: Material
Compatibilidade: 3ds max 6 ou superior
  Material

Ocean Water

Autor: Yannick Puech
e-mail/site: http://ypuechweb.free.fr

Shader escrito por Yannick Puech que oferece um mapa procedural para simular Caustics de água de mar.

Tipo de Shader: Texture Shader
Compatibilidade: 3ds max 7 ou superior
  Texture

Flamingo

Empresa: Robert McNeel & Associates
site: www.flamingo3d.com

O Flamingo é um plug-in de render para o Rhinoceros 3D, ele foi baseado no famoso e antigo Accurender, também criado pela McNeel e considerado o melhor renderizador para o AutoCAD, que sempre foi muito pobre neste quesito até a versão 2006.
O Flamingo oferece os recursos mais modernos de iluminação diretamente na interface do Rhino, ele gera Caustics, Radiosity, Diffusion, Translucency, Transparency, Color Bleeding, Soft Shadows, Depth of Field e Indirect Lighting.
Mas é muito demorado, um render com a mesma qualidade e com os mesmos efeitos no Mental Ray do 3ds max, ficaria pronto muito tempo antes do Flamingo.
Pode ser uma boa opção para quem não tem acesso a um programa mais robusto de animação e render, como o 3ds max.
  Render

Air Render

Empresa: SiTex Graphics
site: www.sitexgraphics.com

O Air é um renderizador pouco conhecido mas oferece ótimos recursos, comparáveis aos melhores renders do mercado, sua conexão com os programas 3D é feita por meio de qualquer plug-in que exporte no formato RIB do Renderman, pois o Air é um renderizador compatível com este formato, permitindo renderizar cenas do Renderman perfeitamente. Para o 3ds max você pode usar o plug-in de exportação Maxman, da Animalogic, ou o plug-in PaxRendus, pois ambos exportam no formato RIB do Renderman.
Existe este tipo de plug-in para vários outros softs 3D também, entre eles está o Rhinoceros 3D, que oferece ao usuário do Rhino uma opção de render sem necessidade de investir num programa completo, pois o Air pode rodar até pelo Prompt do DOS, como faz o Renderman e o Mental Ray Stand Alone, depois, basta indicar o arquivo RIB e as configurações para renderizar por meio de comandos de teclado.
O Air é um render hibrido que mescla as vantagens do Scanline, para velocidade em cenas complexas, Motion Blur e Depth Of Field, com as qualidades do Ray Trace conforme a necessidade, para reflexões, Soft Shadows, GI e Caustics, ele também aceita o uso de imagens HDRI, Displacement, permite total customização de Shades, oferecendo até um programa para criação de Shaders exclusivos, e aceita renderizar em rede totalmente Multithreaded.
  Render

Yaf-Ray

Empresa: Coala
site: www.yafray.org

YafRay é um ótimo renderizador gratuito e de código aberto (Open Source), ele oferece recursos de Global Illumination (GI), Caustics, Sky Dome, HDRI, Depth of Field (DOF) e Blurry Reflections.
O render está disponível para várias plataformas e sua estrutura modular permite criar plug-ins e até Scripts para integra-lo a qualquer programa 3D no mercado.
A integração com o 3ds max é feito por meio de um Script escrito inicialmente para o GMax, que não possui renderizador.
O YafRay permite render em paralelo e distribuido, ou seja, pode distribuir o render em Buckets pelas várias CPUs do sistema ou usar todas as CPUs envolvidas num Cluster.
Você pode baixar o render e o Script de integração com o Max no site do desenvolvedor.
  Render

POV-Ray

Empresa: Persistence of Vision Raytracer
site: www.povray.org

O POV-Ray (The Persistence of Vision Raytracer) é o melhor renderizador 3D de código aberto no mercado, ele oferece recursos de Global Illumination (GI) e Caustics, pode receber mais funções por meio de plug-ins e Patches disponíveis gratuitamente na internet, como Motion Blur e Blurred Reflection.
O POV-Ray não tem uma interface gráfica, tudo nele é feito digitando linhas de código, mas existem plug-ins que oferecem interface gráfica e muitos outros recursos, os mais famosos são o Moray e o MegaPOV.
Ele pode ser muito útil para usuários do Rhinoceros 3D, que não dispõe de um bom render nativo, o Rhino exporta diretamente no formato do POV-Ray.
  Render

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