Vale Tudo: Frutas - Iluminação de Estúdio

Por: gago  

Em: 18/11/2008 20:56

Olá pessoal da 3d1...boa tarde a todos! :) Carlosah: ai cara! tudo bem? seu material está bem legal das uvas; acho que seu material da uva ficou "mais realista" que o do nosso amigo e colaborador "gago". Se vcs fizerem com material "SSS skin" aplicando em color skin a tonalidade bem próxima da uva escura irá ficar bem mais real; sei que fizeram com shader "SSS skin" mas há alguns macetes para deixar o material o mais próximo da realidade ok? ;) Um ótimo shader para fazer esse tipo de efeito pra uva é o shader SSS skin material+ displace(mi); o segredo para fazer uma ótima pele ou uma "protuberância" da luz em superfícies de frutas está nas configurações desse shader; primeiro em "displacement" vcs tem que colocar um shader( se estiverem usando o MR como render) 3d displacement[3ds max] e ajustar o "displacement length"; em alguns casos fica bom o valor 0,406 usando o Display do max em metros(m) e o "extrusion strength" 1,00. Em "bump shader" vcs podem colocar um mapa "bump"[3ds max] do MR; em multiplier vcs podem colocar 0,75; em map vcs tem que ter um mapa da uva em tons de cinza para fazer o mapa bump. Em "unscattered difuse weight" coloquem 0,4 e no quadradinho do lado apliquem um bitmap; dentro do parâmetro noise vcs colocam uma imagem(jpg) da uva; podem pintar também uma textura de uva roxa no PS também. Em "epidermal (top) layer scatter color" coloquem uma cor bem próxima a da uva roxa e no quadradinho do lado coloquem o mesmo bitmap que colocaram em "unscattered difuse weight" ok? Em "overall specular weight" cliquem no quadradinho do lado e coloquem uma imagem especular da textura da uva; pode ser feito no PS também. Habilitem a opção "only reflect environment" para o somente o entorno refletir o sss. Resumindo tudo: tem que ter um bom mapa diffuse, um bom mapa bump e um bom mapa specular. Espero ter ajudado com essas dicas básicas.Um grande abraço e Parabéns pelo trabalho de vcs; estou acompanhando! obs: esse efeito de "SSS skin material" depende MUITÍSSIMO da iluminação; sem uma boa iluminação por mais que capriche no material o resultado final não será satisfatório ok? ___________________________ [i:f1f6ab95d1]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:f1f6ab95d1]
olá gago.. tudo certinho?.. tava tentando fazer o tecido como vc postou na primeira página.. com o carpaint..... mas me diz uma coisa.. como vc fez p/ colocar a trança do tecido?.. não consegui... outra coisa.. tentei fazer a iluminação como vc postou na segunda página.. com 2 skyportal ... mas não encontrei em lugar nenhum aquele shader que vc usou.. o mid_cie_d (acho que é isso)... pode me dar umas dicas?.. hehe abraço.
chthome, sobre fazer luz com a sky portal tem esse tópico. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=42554&highlight= acho que tem de destravar o shader. sobre a trança também quero aprender.
então gullart... destravei o shader e coloquei.. rsrs mas detonou minha iluminação.. fica tudo estourando em uns cantos e escuro em outros.. não to em casa agora.. depois posto p/ vcs verem... deve ter algum detalhe no posicionamento e direção das sky portal que não deu p/ perceber na vista TOP que o gago postou ... já enjoei de dar render de teste.. hehe... mas vamo que vamo.. Não vou desistir não.... ah.. to ancioso p/ aprender da trança do tecido... pow gago.. não deixa a gente curioso.. kkkkk abraço.
Pessoal, segue mais um 'up', são pequenas alterações, agora tem uma sky light com HDRI para não ficar muito estourado e final gather. Fiz um mapa pra uva e achei que melhorou um pouco. Composição com AO e reflections no photoshop. comentem aí, abraços!
Olha o meu up. Acho que ficou legal. Bem, melhor que o outro já é. kkkkk Podem comentar à vontade. Abraços.
Tb quero brincar de frutinhas! Hehehe Vou ver se acho um tempo aqui pra criar minha cena. ;)
Nando Dexi
galera.... to ralando, suando, dedo calejado.... :00: e nada... tipo... em outro posto o chthome e outro usuario me ajudaram a destravar o mib_cie_d la... agora ja to meio q entendendo.... agora to apanhando pelo seguinte, vejam minha cena... esta configurado igualzinhoinhoinho do gago... e naum ta ficando nem um poco parecida a iluminação, só to usando duas SkyPortal la, config igual e nada... os objeos naum tao fazendo sombra... pq isso? tipo... naum tem sompra da laranja no prato... desculpa se a pergunta for ridicula ta.... vejam as cenas... uma eu comecei a aplicar os materiais... brigadao ae!!! :)
Tá em tempo de entrar ainda??? :)
Posta aí Caio. Tamos aguardando seu estudo. abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716969.

Total de membros registrados: 143009

Últimos membros registrados: ErexivaCápsulas345, kamiladiniz, difavelaadesivos, CardivaCapsules45, epicoolerorg, tavinhomxpx, carlosspy, TruvoraME.

Usuário(s) on-line na última hora: 251

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.