Ae pessoal, até que enfim consegui fazer o primeiro da série de meus estudos de iluminação!!
E o primeiro estudo não poderia ser outro- iluminação matutina :
Uma breve explicação do que eu fiz.
Eu sei que light dome é uma técnica para ambientes externos, mas tentei arriscar aqui, e acho não não ficou tão ruim. É um domo de luz onde as omnis variam de multiplier por linhas, onde as linhas de luz perto do chão e do teto possuem multiplier de 0,005. As segundas linhas (superior e inferior) possuem multp. de 0,01 e a central 0,03. A densidade da sobra de todas elas é de 0,8 e a sua luz interfere na cor das sombras. Coloquei um sample range de 4 também para todas elas. Ah, todas elas possuem sombra shadow map.
As spots miradas no sofá na mesa e no canto da parede da janela possuem multiplier negativo de 0,65, sombra shadow map, e o aspecto dela foi alterado para que elas se moldassem na forma da mesa, do sofá e do canto inferior da parede da janela. Suas sombras possuem uma densidade de 0,5 e sample range de 4,0. E elas só interferem no piso.
Cada pé da mesa possui uma omni de multiplier negativo de 0,25
A luz target direcional que vem de fora possui multiplier de 1,3 com um leve tom amarelado; sombra shadow map, far attenuation, densidade da sombra de 0,8 e luzes afetam a cor da sombra habilitado. Possui um leve volume light de 0,5 de densidade e 41% de sample volume.
A parede da janela teve um probleminha de texturização, mas eu resolvi deixar por achar meio irrelevante para o caso.
O render não levou 2 minutos num pentium 4 2.4 -256 de memória, com outro max aberto, com reflexos raytrace no vidro do tampo da mesa e no piso.... Acho que essa é uma das grandes vantagens do scanline
Putzzz isso pq era pra ser breve hehe
deixa eu ir embora agora, falou povo
Fusca 1.0 alcool, 89, farol de milha (agora com roda gaúcha e toca fitas!!)