Bom, entao vamo lah..... começando pelo começo... (to considerando qeu vc quer um material de coisa nova)
Vidro, mete um arch & design basico mesmo, poe ele da cor que vc quer e joga a tranparencia pra 0.5 (um pouco mais, um pouco menos).
Nas grelhas mete um stained metal com o glossines de 1.0 e escolhe uma cor mais escura!!!
MAterial da nave eu posso te dar duas opçoes que soa bem leves pro seu pc! Uma, mais pesada leva o raytrace material... mas fica bem bacana!!
Raytrace config:
Mete um metal como shader poe o especular lah pros 200 e o glossines por volta dos 70! Bom, eu normalmente uso mapas pra reflexao (vc acha isso facil ateh no google... pode ser um HDRI ou mesmo um smoke) e coloco bem baixo, por volta do 7!
Bump vc pode usar um Stucco com os valores bem baixos, tipo o size vc pode abaixo de 10 (isso depende do tamanho da sua nave)!
Agora, se o RT ficar muito pesado, vc pode usar um standart, shader phong, com um especular alto, tipo uns 120 e o glossines por volta dos 50 ou 60!!!
O bump e o reflexo podem ser o mesmo do Raytrace!!!
As armas e suportes eu te aconselho a testar umas variaçoes do Stained metal..... mas ae cabe ao seu gossto!!!!
Qlq duvida posta ae.... hoje eu to por conta!!!!
Edit... agora, se tu quiser um material mais realista (e infinitamente masi pesado) vc me avisa!