Autodesk comprou Softimage.

Por: Luiz  

Em: 23/10/2008 21:10

O Fato de nao ter concorrência deixa estagnado o desenvolvimento.... Mas se resolverem incorporar ferramentas (como o pelt q foi pro maya e os usuários agradecem muito) será ótimo. Sou otimista com tudo, acho mto dificil q ela descontinue qualquer um dos softwares, cada um tem seus usuários. Segmentar software pra cinema, game ou arquitetura pra mim não existe. Em vários filmes usaram max (inclusive estão fazendo os smurfs) enfim, acho q vai mto mais da equipe, do artista do que a Autodesk. Maya sem erros? Este ultimo release tá cheio de bugs... e base por base a base do maya é antiga tbm. Minha opnião é continuar estudando o software com qual comecei, incorporar as novas funções e fazer cinema, game, arquitetura ou seja lá oq for nele. Sinceramente, as ultimas features no max eu gostei. Facilidade com o Mental Ray, o sistema de mapeamento em spline dentre outros.... Só mais uma coisa, segundo usuários de maya, só após a compra da autodesk eles começaram a ter soft selection! Vcs tem noção de como é trabalhar sem soft selection? Resumindo, até agora na minha opnião a aquisição só fez a melhorar os softs. Mas esta é a minha... Abz Lucas
"gago" disse: Será que não vão trazer algumas coisas boas do XSI para o Max? Eu gostei dessa notícia :) Essa notícia prova que o papo que estava rolando do fim do max era uma besteira! Estas especulações que não vai ter campo para o Max e que vão acabar com ele é balela, quem fala isso começou a acompanhar o assunto estes dias... Falaram a mesma coisa quando compraram o Maya e o Max continua ai firme e forte... Se juntar os usuários de Maya e XSI não dá nem metade da base instalada de 3ds max e a autodesk vive de vender soft... Quem acha o max um lixo mas usa ele é bem estranho, ou não?
Eu acho o max ruim, nao um lixo. As ferramentas de modelagem sao melhores que as do Maya e do XSI na minha opiniao. Eu quero e vou mudar de plataforma.. mas como profissional eu preciso usar o soft que a empresa onde eu trabalho for usar. A gnt sempre tenta valorizar algum soft por um motivo ou outro. Nao é questao de olhar com superioridade. Isso é besteira. tenho amigos que usam Maya e nunca fizeram isso. Mas uma coisa é fato. a diferença entre os outros softs e o max é que a gnt nao precisa ficar contornando problemas e encontrando surpresas desagradaveis. Desculpa estragar seu momento de devaneio.. mas internacionalmente, principalmente em cinema e publicidade o Maya é infinitamente mais usado.. é so pegar as gigantes como a sony a pixar ou a blue sky, empresas menores usavam até uns 2 anos atras o max.. mas cansadas com os problemas descobriram o XSI e migraram como no caso da Blur o fato é o max tem seus problemas e eles nao sao solucionados por causa da autodesk.
Danilo Carlos... O max 2009 foi lançado cheio de bug pq? pq foi feito as pressas. e pra que? pra nada e a mesma vai acontecer com o XSI se todo ano tiver uma versao mais nova com uma ferramenta inutil pra aliviar a preguiça dos usuarios rs eu utilizo o max 9 que na minha opiniao é a 2 versao mais estavel do max, em primeiro vem a 5 claro. a pouco tempo tenho estudado o XSI.. mas sem mtos avanços pq posso pegar apenas 1 hora por dia.. Eu trabalho a qse 8 anos com o max e utilizo, muitos recursos. Com o passar do tempo e com o uso mais "profissional" do soft eu vejo que o max tem mtas coisas mto ruins e que sempre foram assim e sempre vao ser . pq afinal eu comecei no max 3.1 e desde entao ja vieram pelo menos 8 versoes ( sem contar com os SP) e tenho claro na minha mente que nunca va mudar
bom vou dar minha idéia, é louca, é inviavel no momento mais é uma idéia ja que a autodesk esta comprando tudo, tem que se criar um novo soft pra pelo menos pegar uma fatia do mercado, que nem acontece entre windows x linux acredito que 90 % ou mais dos usuarios usem windows, porem uma grande parte dos servidores usam o linux, pq é mais confiavel. Eu creio que exista bastante '' psicopatas em c++''..rsrsrs aqui no brasil, que tem o conhecimento necessario para criar um soft 3D de modelagem.Então poderiam unir as idéias e criar um novo soft logico que se levaria tempo até chegar em um bom nivel pra concorrer com softs da autodesk mais ninguem faz sucesso da noite pro dia, tem que se dedicar e eu acredito que isso é possivel. até pouco tempo atras nem existia por exemplo jogos brasileiros, hoje ja tem o ' taikodon' acho que esse o nome, um jogo oline que foram gastos 15 milhões nele. imaginem gastar 15 milhões no desenvolvimento de um soft de modelagem, axo que ja da pra fazer uma moralzinha não da?
Raoni Nery, o Maya e o XSi brigam pelo mercado de cinema. O Maya tah na frente em mateira de usuarios, porem o XSI comecou a ter mais adpeptos por uma estrategia equivocada da Autodesk, achando que comprando o Maya os usuarios de max (que soh a maioria esmagadora de usuarios de 3d) iriam migrar pro maya e nao aconteceu isso. A grande mairia que queria migrar foi pro XSI. Por varios motivos, mas o principal eh que a curva de aprendizagem max para o xsi eh a mais rapida de todas, muito mais do que max pra maya. Por falar em studios, o maior de todos de efeitos visuais a ILM usa largamente o XSI, juntamente com muitas outroas plataformas 3d. O burro falando do Shrek eh softimage, porque a PDi usa como base o maya mas usa o xsi pra algumas coisas. Nao esqueca que o Maya da ILM , da Imageworks e da PIxar nao eh o mesmo Maya que vc tira da caixa, e todo modificado pras necessidades deles. Essa compra eh uma "cartada" da Autodesk pra tirar do mercado algum concorrente serio. Vamos ter sim varios SP e Patchs pro XSi daqui pra frente, e isso eh ruim pro mercado como um todo, porque uma das grandes virtudes do XSI eh a estabildiade, essa estabilidade eh tao forte no programa que a avid lancou a uns meses atras um plugin pra baixar que te avisa de hora em hora pra salvar seu arquivo, porque o usuarios acabava esquecendo de salvar sua cena. Meu medo eh a Autodesk descontinuar o XSI e matar o software, fora isso nada o fato de que toda vez que a concorrencia lancar alguma novidade eles vao correndo compra-la. vlw !
Thundro o max é mais usado em numero de usuarios mas nao em numero de empresas "serias". é logico que a pixar nao usam exatamente a versao do Maya . Eles simplesmente tiram o que nao precisam e implementam outros recursos criados pelos programadores dele.. Esse tipo de coisa é feita em muitas outras empresas, inclusive aqui no brasil. Nao existe novidade nenhuma nisso que vc falou. O Fato é que o max é mais popular, nao significa que é o melhor e nem tao pouco mais poderoso no mercado. Vale lembrar que a maioria dos usuarios de max nao compraram de fato o Max. Entretando as grandes empresas compraram SIM o Maya. quantas licensas forem necessarias pra fazer os pelo menos 20 longas de 3d dos ultimos 15 anos. O grande lance do XSI é que ele é ( ou era ate entao) bom e barato. Com uma facilidade mto grande de aprendizado e a Avid fez questao de criar e patrocinar diversos Tutoriais e foruns de discussao. Era era a melhor opçao e quer saber o que me atraia mais ?? o fato dele nao ser da autodesk essa loucura de todo ano ter uma versao nova e mais imbecil do mesmo programa todo bugado e com cada vez mais bugs. ate a versao 8. era uma coisa aceitavel o lançamento das novas versoes.. agora pegue como exemplo o 2009 e todas as versoes design sei la o que arch e nao sei mais o que. o que muda no workflow da maioria das empresas?? NADA eu falo isso com um pouco de propriedade pois sou coordenador de 3d na empresa onde eu trabalho e até agora nao vejo nenhuma vantagem nas ultimas atualizaçoes somente desvantagens
Thundro eu acho mto complicado esse tipo de assunto.. aqui no brasil até entao o max é quase rei .. mas te digo que esse reinado ta sofrendo riscos.. as empresas estao pensando em mudar de plataforma.. posso citar algumas tais como Globo, Estudio Consequencia, IT, e por aí vai. Nao tem como vc pegar e dizer que existem 300.000 iniciantes ou estudantes de Max e que isso faz diferença pra autodesk pq nao faz.. a maioria ta usando o soft piratao mesmo.. ja as empresas nao podem. ou nao deveriam.. vai saber ne rs mas o grande lance agora é o medo do XSI perder qualidade .. pq agora de 6 em 6 meses vai ter uma versao da mesma forma que nos em 2008 tivemos uma P******** de versoes de max. uma pior que a outra
e outra coisa Thundro como ja falaram antes .. nao existe essa coisa de um soft é pra isso e outro é pra isso.. mas no final o maya é mais usado e cinema . o XSI está sendo mais usado em games e em cinema e a max coitado ta ficando como vedete das empresas maqueteiras.
Pessoal no meu ponto de vista pode melhorar mta coisa, acho que a mesma nao deixarar de inventar melhorias para os softwares como max, maya....A questão monopolio é sempre vista dessa forma, porem devemos lembrar quem é a Autodesk, ela ja tem mtos investimentos para crescer mais ainda...e não seria por algums milhoes que ela iria da uma relaxada. Bom hoje esse assunto martelou minha cabeça, mas acho que nao teremos decepções. Um abraço a todos.
Ninguém sabe tão pouco que não possa ensinar e ninguém sabe tanto que não possa aprender.
Raoni nao to falando novidade alguma apenas relatando o que eu conheço. A ILM deu uma declação a algunas anos , uns 2 acho, que a unica plataforma deles que nao tem modificações eh o XSI, veja : nao sou um usuriaio de longa data do XSI, alias eu uso o max desde a versao 1 do dos...(to velho pacas). Assim, vc repetiu o que eu disse , o max tem mais usuarios que as os plataformas, mas no cinema o Maya lidera e o XSi tava tomando uma fatia enorme do mercado. E quando a Autodesk se sente ameaçada ela compra a concorrencia, nao eh a primeira vez que eles fazem isso. O Nucleo (sistema de dinamica do maya) soh foi desenvolvido por causa da concorrencia do Syflex, que ainda eh o melhor simuldador de cloth do mercado. Sobre mercado nacional, eu trabalho na tv globo, e eu sou uma das pessoas que defende um workflow multi plrataforma (como acontece em grandes estudios) porque assim vc pode usar o melhor de cada plataforma. A primeira versao do softimage da tvglobo foi a minha e lah tem de tudo mas a base eh mesmo max. Sobre max ter 300.000 iniciante sou nao eh muiiittto importante sim , mesmo que com software pirata, porque mesmo que somente 100 desses 300.000 virarem profissionais, o que vc acha que eles vao ter que usar ? E em empresa quem usa software pirata se arrisca muito, mas isso eh uma outra historia. A realidade de todos os grande estudios eh sim ser multi plataforma, soh procura na internet vc vai ver toda grande produção tem quase todos os pacotes de 3d na mesma produção e em varios estudios ao mesmo tempo. ACho que o max se deu bem nessa historia...Ele ganhou de bandeija o CAT....que eh infinitamente melhor que o biped. vlw !

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 419

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.